É também uma planta ornamental por causa do destaque dos seus frutos que são vermelhos vivos, dá pra ver de longe e destaca-se com a cor verde das folhas.


Nome científico
Viburnum opulus

Outros Nomes

É conhecida aqui no Brasil como Viburno ou rosa-de-gueldres.


Características

Ela cresce por 5 metros e se espalha por 4 metros. Ela também é conhecida como bola-de-neve em alguns países, principalmente em época de primavera/verão por causa do aparecimento das suas flores que são brancas e enchem a planta, e são um cacho bem cheio. Começa a aparecer as flores verdes na primavera, e depois elas ficam brancas, enchendo o pé. Suas folhas são opostas e tem forma como se dividisse em três partes. É levemente serrilhada nas extremidades. Como os cachos das flores do viburno costumam ser cheios e bem bonitos, eles são muito usados em arranjos para enfeite. Sendo que elas não são perfumadas. Seus frutos, como são vermelhos e chamativos, os pássaros costumam frequentar os arredores da planta para se alimentar. A cortiça que é usada por humanos, é retirada dos galhos da planta.


Componentes Químicos

Ela contém princípios amargos chamado viburnina


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AdstringenteAnti-inflamatóriaAntiespasmódicaCardiotônicaSedativa

Partes usadas

A parte usada para fins medicinais nela é só a cortiça (casca).


Como usar / Chás e receitas

Dá pra se fazer tintura e decocção com a cortiça do Viburno

Chá/decocção: Serve para dor, cólica relacionada ao período menstrual. Toma meia xícara de uma decocção a cada 4 horas enquanto estiver fazendo o tratamento. (como fazer decocção) Tintura: Serve para amenizar a tensão, TPM, nervosismo, ansiedade, dor, cólica, dor relacionada ao sistema digestivo e urinário. Muita gente usa 20 gotas misturando com remédios para síndrome do cólon irritável.

Dá também para comprar pela internet cremes e óleo de massagem do viburno

Óleo: Pode ser usado para massagem em regiões com dores musculares. Misture óleo de alecrim, tomilho e lavanda em 5 ml do óleo macerado do viburno para massagear o corpo. Creme: Aplique sobre regiões doloridas de câimbras e tensão muscular em qualquer região do corpo.



Cuidados no uso e advertências

Ela não pode ser usada na gravidez.


Culinária

Seus frutos são comestíveis, mas deve-se ter prudência. Em alguns países ele é usado para fazer geleia.


Sabor e aroma

Tem um sabor acido pois é levemente tóxico se usado em demasia, podendo causar enfermidades como diarreia, náuseas, indigestão e vômitos sua superdosagem.


Localização

É nativa da Europa – Ásia – EUA.


Cultura e como plantar

É uma planta considerada muito fácil de cultivar. É uma planta que prefere ambiente com sol direto e solo úmido e bem drenado para se estabelecer. Ela está acostumada com esse ambiente porque na natureza ela é mais encontrada em bosques. Tem que ter cuidado quando for colher a cortiça do Viburno para não machucar a plantar. É aconselhável colher um pouco de cada arbusto. Tem que ter cuidado com a doença da mancha, que mais afeta o viburno. Ela é muito usada em jardins, também para se fazer cercas vivas.


Fotos:

Viburno

Última atualização: 29 de maio - 2014 às 20:37
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "v"

  • Valesia
  • Visco branco
  • Viburno
  • Verbena
  • Verbasco
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter