Antigamente, como muitos achavam que a tuberculose era uma doença causada por maus espíritos, e muitos acreditavam que a folha do verbasco era eficaz para afastá-los, acreditavam que a planta tinha poderes no exorcismo. Para proteger-se dos fantasmas, eles usavam elas penduradas em cordões ou como um pingente de uma joia, ou até no bolso. Hoje em dia essa planta é usada principalmente para tratar de problemas respiratórios e tosse seca.


Nome científico
Verbascum thapsus

Características

  • Suas flores são amarelas e podem ser encontradas na planta no verão. Pode-se usá-la como maceração com óleo de amêndoa e usar como compressa em ferimentos diversos, micoses, coceira, feridas no ouvido e no olho (pálpebras), eczema, etc.
  • Suas folhas são como tecido de veludo, com pelos minúsculos, e são em formato oval com aparência rugosa. Nos tempos antigos foram usadas como embalagem de alimento. Elas podem chegar a até 45 centímetros.
  • Seu caule era, antigamente usado como incenso em funerais pois como dito anteriormente, acreditavam que a planta afastava maus espíritos.
  • Ela pode crescer até quase 2 metros e se espalhar até 1 metro.

Componentes Químicos

Na planta pode ser encontrada a mucilagem, óleos voláteis, flavonoides (rutina), glicosídeos (aucubina) e saponinas.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AdstringenteAnti-inflamatóriaCicatrizanteDemulcenteDiuréticaExpectoranteSedativa

No organismo ela age como expectorante, sedativa, cicatrizante, diurética, adstringente, anti-inflamatória e usadas para aliviar irritações em mucosas.

Partes usadas

As partes usadas para fins medicinais são as flores, as folhas e partes aéreas da planta.


Como usar / Chás e receitas

Problemas respiratórios crônicos:  Tomar de 5 a 10 ml três vezes por dia da tintura.

Tosse crônica, doenças da garganta: Pegue 30 gramas da erva, despeje em 600 ml de água fervente,  deixe apurar um chá e tome.

Tosse e demais problemas com as vias aéreas: Faça um chá com as flores frescas, misture com mel mexa e ferva em fogo baixo. Feito o mel, tome 5 ml quando achar necessário.

Dor de ouvido: Macerar as flores frescas com óleo de girassol e deixar por duas semanas. Coar e usar no ouvido. Pingar algumas gotas num pedaço de algodão pequeno e colocar no ouvido (Sem apertar, o ouvido é sensível).

Hemorroidas, Blefarite, feridas na pele e eczemas: Usar o composto preparado acima (dor de ouvido).



Localização

É uma planta que pode ser encontrada na Europa e na Ásia,especificamente em partes do continente Europeu até a China.


Cultura e como plantar

É uma planta que gosta de solo drenado e pouco úmido. O terreno do plantio precisa ter sol direto. Se tiver condições, é aconselhável plantá-las na primavera ou outono em uma sementeira coberta com vidro ou em uma estufa. Após vingarem, podem ser transplantadas para vasos grandes. Quando estiverem bem saudáveis, pode transferir para um local de solo seco e com sol direto que ela crescerá. Na natureza pelo mundo ela pode ser encontrada em beiras de estradas de regiões da China e Europa. Quando estiver em mata ou bosque, e quiser identificar uma, só é prestar atenção em suas espigas de flores que são amarelas. Após colher, corte e separe as partes da planta para melhor aproveitamento. Para colher o Verbasco, colha as flores de uma por uma quando elas abrirem. Colha as folhas separadas da colheita de outras partes da planta.


Fotos:

 

verbasco-2

verbasco

Última atualização: 29 de maio - 2014 às 17:01
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "v"

  • Valesia
  • Visco branco
  • Viburno
  • Verbena
  • Verbasco
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter