Nome científico
Urtica dioica

Outros Nomes

Urtiga-européia, urtiga-mansa, urtiga-maior.


Características

É considerada uma erva daninha. Quando plantada, ela se espalha com facilidade, quando o solo está fértil. As folhas possuem pelos e neles há ácido fórmico e histamina, que causa coceira quando entra em contato com a pele. Elas absorvem nutrientes do solo e concentram nas folhas, por isso são bastante nutritivas. Podem crescer até 1,5 m. Antes de plantar, tenha em mente que ela é uma erva invasiva. Ao longo dos anos ela desenvolveu esses pelos que provocam urticárias provavelmente para espantar ou inibir a ação de animais de comê-las.


Componentes Químicos

As folhas são ricas em ferro, podendo ser usadas para tratamento de carência de nutrientes no organismo. Vitaminas A, B e C, taninos, minerais (sílica e ferro), glucoquininas, aminas, flavonóides e ácido fórmico.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AdstringenteAntialérgicaAntiescorbúticaDiuréticaGalactagogaHemostáticaHipotensivaNutritivaTônicaVasodilatadora

É adstringente (diminui secreções pela constrição dos tecidos ou vasos) diurética, abortiva, tônica, anti-alérgica, anti-escorbútica, hipotensiva, galactagoga, estimulante do sistema circulatório e hemostática. A urtiga é uma erva abortiva capaz de afetar o ciclo menstrual. Foi feito estudos em animais e constatou-se atividade uterina neles. (Muito cuidado. Não use na gravidez.)

Partes usadas

As folhas podem ser usadas cozinhadas em saladas ou serem postas em sopa. Para consumo elas devem ser colhidas mais novas e na primavera. As partes mais usadas na planta são qualquer parte aérea e a raiz.


Como usar / Chás e receitas

É uma planta que provoca queda significativa de pressão arterial. Use com cuidado.

  • Suco da Urtiga: Par fazer esse suco tônico que deixa o sistema imunológico mais forte e melhora de anemia, bata toda a planta no liquidificador e tome 10 ml três vezes por dia.
  • Infusão com folhas da Urtiga: Faça uma infusão com as folhas e tome 1 xícara três vezes por dia. Assim ela age como desintoxicante. Também pode usar a mesma infusão para lavar cabelos com caspa.
  • Creme de urtiga: Usar para tratar hemorroidas, arranhões, eczema, irritação na pele etc.
  • Chá anti-alérgico/anti-histamínico: 2 colheres de chá de urtiga +2 colheres de chá de aparine. Faça e tome frio ou quente.
  • Tintura da urtiga: 40 a 80 gotas da tintura feita com a raiz da planta três vezes por dia para hipertrofia benigna da próstata.
  • Uso direto: Passar nas articulações com artrite. É desconfortável mas funciona.


Cuidados no uso e advertências

É necessário informar ao médico os medicamentos que você está usando, antes de usar a urtiga para a cura, ingerir. *Atenção: Usar luvas antes de colher as folhas porque, apesar de serem ricas em nutrientes e fazerem bem ao organismo, existem pelos nela que podem causar irritação na pele.

Ao encostar a urtiga na pele, faz com que coce bastante aquele lugar. Chega a doer de tanto coçar e se a pessoa persistir coçando pode aparecer uma ferida no local. A melhor coisa a se fazer é aguentar essa coceira, não coçar muito e não esfregar as mãos sujam em cima pois quanto mais você coça o lugar afetado, mais os “espinhos” da planta que entraram na mucosa vão entrar e ferir e vai ser pior.

Utilize álcool no lugar que seus pelos (que carregam produtos químicos urticantes) encostar na sua pele e ficar coçando.


Localização

Urtiga é uma planta que pode ser encontrada em regiões temperadas da Europa e Ásia.


Cultura e como plantar

Ela se dá bem em quase todos os terrenos, não tem muita restrição na hora de plantar a Urtiga. As partes aéreas da planta devem ser colhidas quando a planta começar a florescer. Colher a raiz no outono. Colher as folhas novas na primavera. Utilize calças compridas e camisas com mangas para colher.


Fotos:

urtiga

Urtiga por: Martyn E. Jones

Urtiga por: Martyn E. Jones

Última atualização: 27 de maio - 2014 às 9:34
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "u"

  • Umburana (ou Amburana)
  • Urucum
  • Uva ursi
  • Urtiga
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter