É um grande problema no plantio, pois, como é uma planta invasora, e as suas rizomas, raízes e tubérculos são interligados como uma grande rede subterrânea, fica muito difícil erradicar, vindo a crescer novamente. Uma das piores plantas daninhas do mundo. Porém possui várias propriedades medicinais.


Nome científico
Cyperus rotundus

Outros Nomes

Tiririca, Tiririca-comum, Junça, Junça aromática, Alho, Capim-dandá


Família
Cyperaceae (Angiospermas – Monocotiledôneas)

Características

  • Ereta
  • Herbácea
  • Monocotiledôneas (plantas mais basais)
  • Rizomatosa
  • Tuberosa
  • Haste triangular
  • Com bainha
  • Até 60 cm de altura

Folhas basais, lineares com cor verde brilhante

Flores pequenas em inflorescências, precisando de lupa para analisá-las com pedúnculo longo

Possui um tubérculo na extremidade de cada rizoma (já a Cyperus esculentus possui mais de um rizoma ou ramificações dele)

Tubérculo oleaginoso comestível e usado como medicinal. É aproveitada para fazer um óleo semelhante ao óleo de coco


Componentes Químicos

Amido, maltose (nos tubérculos), Hidrocarboneto Cypereno I, Monoterpenos e sesquiterpenos (óleo), Alpha-cyperona – cetona sesquiterpenica


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AdstringenteAfrodisíacaAnti-helmínticaAnti-histamínicaAnti-inflamatóriaAntipiréticaCarminativaDiaforéticaDiuréticaEstimulanteEstomáquicaVermífuga

Óleo essencial é usado contra Staphylococcus aureus. Esteróis extraídos das sementes são anti-inflamatórios, antifebril e pode ser usado com segurança. Já houve testes sobre o extrato dos rizomas sobre fungos e houve inibição do desenvolvimento das hifas deles.

Como usar / Chás e receitas

De uso popular em sua maioria, porém há vários estudos em andamento sobre sua eficácia nas doenças


Pra que serve? (indicações)

Anti-eméticaAntimicrobianaBalsâmicaCóleraDiarreia É a doença que pode ser crônica, aguda, infecciosa e não infecciosa que pode causar um processo inflamatório na mucosa intestinal, também lesão nos enterócitos, a Saiba mais...EscabioseferidasHipotensoraPneumoniaPústulasTuberculoseverme

Localização

Originaria da Ásia

Na Índia, há estudos sobre o extrato dos tubérculos para uso nas doenças como febre, cólera e diarreia pela medicina Ayurvédica

No Ceará é usada como estimulante sexual

Nativa da Índia, mas disseminada em mais de 90 países no mundo


Cultura e como plantar

É estimado em cerca de 1.000 espécies que danificam plantio de cana-de-açúcar (Sacharum officinarum). Na produção da cana, após colheita pode-se fazer a queimada, é uma prática tradicional. Porém quando isso não acontece, fica uma densa camada de palha na terra. A palha também ajuda a evitar a infestação, porém sem muito sucesso. Com a prática da palha, algumas espécies de daninhas são suprimidas e outras obtém mais sucesso (como Euphorbia heterophylla e Ipomoea asarifolia, por exemplo). Porém, mesmo com a palha, pode ser aplicado herbicidas como Trifloxysulfuron-sodium + Ametryne, Halosulfuron, Surfatante, MSMA, Sulfentrazone, Imazapic, etc. para seu controle, havendo vários estudos sobre esses feitos. Aplicando-se em solo úmido, com pulverizador costal em pressão com ar-comprimido a temperatura ambiente de 29-30º C e mais ou menos 25 graus de temperatura do solo, com a planta cana-de-açúcar  com meio metro de altura apenas com algumas folhas (3 a 5) e as de tiririca 0,25cm  de altura com até 8 folhas já é uma boa forma de fazer o experimento.

A Tiririca é assim porque, além de poder se reproduzir sexuada e assexuadamente por propagação, crescimento a partir da raízes que sempre sobram no terreno, a competição entre a Tiririca e a planta cultivada ocorre mais no início do crescimento da planta. Os tubérculos que sobram se mantém dormentes no solo. Assim, O Cyperus rotundus é mais severo que o C. esculentus.

Há, além de herbicidas, alternativas para conter a proliferação de Tiririca – Cyperus rotundus. Trata-se de Alecrim-pimenta – Lippia sidoides, onde é aplicado no local para controlar o crescimento delas, isso é chamado de Alelopatia (semelhante ao que acontece quando embaixo de um bambuzeiro não nasce planta devido a compostos que saem das folhas dessa planta e torna o solo inviável (competição). A Alelopatia pode diminuir ou até mesmo erradicar o desenvolvimento da planta alvo. As que mais tem essas propriedades são as leguminosas, que dá pra serem estudadas. Os recursos são extraídos das folhas e raízes das plantas e são solúveis em água. A Lippia sidoides foi a que teve ação maior contra o Cyperus, segundo o artigo, mas segundo literaturas, outras também tem como serem usadas, Feijão-de-porco Canavalia sp. este ultimo é mais usado para o controle de Cyperus rotundus.

De 35 a 50 dias que as plantas daninhas são mais danosas ao plantio da cana de açúcar, mas também danifica colheita, qualidade e peso a mais no transporte, também perda do teor de açúcar.

Formas de propagação: Sexuada (semente) assexuada (tubérculos e rizomas)

Em 30 dias o material que sobra, depois do controle, pode ser multiplicar 10 vezes. Em 60 dias, 140 vezes. É muito persistente.

A maioria está a 40 cm do solo.

Em tempos quentes e tempos de chuva, há uma maior severidade da Tiririca na competição. Essa competição ocorre mais abaixo do solo, não sendo possível o diagnostico de prejuízo por tiririca observando as partes aéreas das plantas.

Ao se tentar eliminar do local, os tubérculos que sobram, se em período de chuva ou quentes, passam a emitir ramificações – brotações para se disseminar mais, podendo prejudicar mais ainda, levando as novas brotações de plantas para áreas ainda não invadidas.

A prática de controle com herbicidas é a mais comum e o efeito residual, que sobra no plantio, dependendo do tipo, pode ser de 4 a 5 meses, até 12 a 15 meses.


Mais sobre esse assunto

Sinônimos: Cyperus bicolor Vahl, Chlorocyperus rotundus (L.) Palla


Fotos:

cyperus-rotundus

Foto: Jkadavoor (Jee)

cyperus-rotundus-2

Via: Tuojia Elementary School

Última atualização: 10 de julho - 2016 às 9:54
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "t"

  • Tabernaemontana
  • Tiririca (junça) - Cyperus rotundus
  • Tamarindo
  • Turco
  • Tomate
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter