Spirulina é como esta alga é conhecida aqui no Brasil e a palavra é derivada de seu nome genérico Spirulina (Veja o outro artigo). É uma alga rica em proteínas que cresce no mar e tem cheiro e gosto de peixe. Em um futuro próximo, se por acaso ocorrer escassez de alimentos, a spirulina é uma forte candidata para nos suprir de proteína e outras vitaminas. Hoje em dia tem vários artigos científicos que descrevem como descolorir a alga, que constitui um problema com a cor característica azul-esverdeada que ela tem. O problema é a retirada do sabor, que a ciência está batalhando para conseguir. Lembrando que seu consumo tem riscos, a contaminação por metais pesados e existem várias outras formas de suprir as vitaminas no organismo sem usar ela.


Nome científico
Spirulina platensis, Spirulina maxima, Arthrospira platensis, Arthrospira maxima

Outros Nomes

Cianobactéria, Alga azul-esverdeada, Cianofícea, Spirulina


Família
Oscillatoriaceae

Características

  • Existe mais de 30 espécies da spirulina
  • Cor: Azul esverdeado (ficocianina azul e clorofila verde são os pigmentos)
  • Costumam ter formato espiralado ou não, quando vistas em microscópio
  • Uma das fontes de proteína mais ricas de origem vegetal (apesar de grande parte dela vir de nitrogênio protéico).
  • Também é muito rica em ferro.
  • Na África é usada para nutrição de crianças e adultos desnutridos e com inanição, causada pelo crescimento sem uma boa nutrição.

Componentes Químicos

70% de proteínas (22 aminoácidos com cerca de 10 aminoácidos essenciais como a fenilalanina), lipídeos, carboidratos, vitamina B12, vitamina A, vitamina E, manganês, selênio, zinco, sais minerais, cálcio, potássio, magnésio, ferro, ácido gamalinoleico (GLA) ômega 6.

A fenilalanina que se encontra na spirulina, quando consumida, faz com que não sintamos muita fome podendo ser usada por quem quer emagrecer. Ela atua no centro do apetite no cérebro, mas órgãos de saúde ainda não atestaram a segurança da spirulina nesse uso.

O espirulano cálcico, que é um composto feito de parte lipídica da alga, também denominado polissacarídeo sulfatado tem propriedades antivirais e está sendo estudado quanto a sua eficácia contra os principais vírus, incluindo o HIV-I (não o HIV-II de outra linhagem e mais fraco), responsável pela epidemia mundial. Citomegalovírus, Caxumba, Herpes, Influenza A, etc.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

Nutritiva

Já foi feito estudo em crianças com menos de 1 ano de idade com a spirulina e com ouros alimentos de origem vegetal também ricos em proteínas como leite de soja, também leite de vaca, pra comparar. O resultado foi que a retenção do nitrogênio foi maior na spirulina e 10% menor nos outros leites. Porém a digestibilidade da proteína da spirulina é 10% menor, mas é viável porque ela é mais rica em nutrientes e proteína que as outras.

spirulina serve para emagrecer? Bem ela é muito usada para isso por causa da substância que faz com que a pessoa coma menos, a fenilalanina age no cérebro pra inibir as dores de fome. Também ela nutre a pessoa fazendo com que não precise ingerir tanta gordura, por isso é também estudada para missões espaciais. É usada para desnutrição em muitos países e as pessoas aproveitam para usá-la para emagrecer, mas os nutricionistas não indicam para isso.

Partes usadas

A alga inteira


Como usar / Chás e receitas

Tomar até 5g diariamente antes das principais refeições. Em crianças que ainda mama pode ser aumentada em 3 vezes, porém dividida no dia essa quantidade.


Pra que serve? (indicações)

AnemiaCaxumbadesnutriçãodiabetesestresseglaucomagripeHepatopatiaherpesHIVPancreatitequeda de cabelosarampoÚlcera Péptica Perda de tecido no trato digestivo, estes que estão em contato com a secreção do estômago. Pode ter surto e calmaria da doença. A causa é os mecanismos de defesa do Saiba mais...Úlcera péptica

    Cuidados no uso e advertências

    Nos testes laboratoriais, não foram encontrados problemas de toxidade nos organismos vivos. Não tem problemas de interações com medicamentos. Algumas produtoras de spirulina podem ser negligentes e a alga pode vir com metais pesados como o mercúrio, arsênico, cádmio, chumbo. Ela tem cheiro de peixe por causa do lugar onde ela cresce (ambientes marinhos). Veja que alguns peixes sardinhas, por exemplo, fonte de Omega 6 também podem vir contaminados com metais pesados. Também pode ter íons metálicos, divalentes, trivalentes radioativos.


    Sabor e aroma

    O gosto da spirulina é de peixe, há até laboratórios nas universidades federais da Paraíba que trabalham para fazer um sorvete tirando o gosto e também a cor da spirulina, para fazer um sorvete rico em proteínas sem o gosto de peixe. Lembrando que o cheiro é mais forte que o sabor.


    Localização

    Áreas subtropicais e tropicais.  Áreas alcalinas de alta salinidade


    Fotos:

    spirulina marinha spirulina no microscopio spirulina em comprimido spirulina em capsulas spirulina em pó

    Última atualização: 18 de janeiro - 2016 às 13:52
    Lista das plantas medicinais de A a Z

    Continue lendo mais plantas com letra "s"

  • Sucuuba
  • Spirulina
  • Salsa
  • Sabugueirinho (Sabugueiro do Brasil)
  • Sapucainha (Óleo de Carpotroche brasiliensis)
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter