Sabugueiro é uma planta comum na Europa, Norte do continente Africano e também no Sudeste Asiático.


Nome científico
Sambacus nigra

Outros Nomes

Elder, Elderberry, Black Elder, European Elder, European Elderberry, European Black e Elderberry.


Componentes Químicos

Óleos voláteis, mucilagem, flavonóides, taninos, glicosídeos cianogênicos, ácido fenólico, ácido viburnico. Seus frutos são ricos em Vitaminas A e C.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

Anti-inflamatóriaAnticatarralAntiviralDiaforéticaExpectoranteVasodilatadora

Apesar de seu efeito purgante bastante notável por quem consome, ela pode ser usada para diversas finalidades no campo da cura com ervas medicinais. Após diversas constatações antigamente, ficou provado que ela é uma planta inteiramente medicinal. Com os surtos da catapora, ela ajudou muita gente a se curar com seu poder anti-viral

O efeito purgante é mais forte quando se toma chás derivados da raiz e da cortiça (casca) da planta. Já as folhas podem ser transformadas em pomadas para tratamento de machucados e torções. As flores são mais usadas para chás e refrescos.

Partes usadas

Folhas, flores e frutos.


Como usar / Chás e receitas

Por infusão/chá: Tomar uma xícara de infusão feita com as flores para tratamento de gripes, tosse e secreção. Para tratamento de gripe, pode misturar com hortelã, mil-folhas e eupatório. A quantidade padrão é: 1 colher de chá cheia de erva-seca. 1 xícara (200 ml) de água fervente.

Bochecho/gargarejo: Usar uma xícara da infusão para garganta irritada e inflamada ou aftas na boca.

Creme/pomada: Pomadas feitas da folha do sabugueiro podem ser usadas para mãos inflamadas e rachadas. Feito com as flores podem ser usadas para hematoma, hemorróidas, frieira e torções.

Xarope: 600 ml de uma decocção feita com as frutas em 450 ml de mel, e tomar duas colheres de chá para tratar gripes e resfriados.

Tintura: Tomar 40 a 80 gotas três vezes ao dia para tratar tosses, resfriados e gripes. Ela pode ser combinada com Equinácea.



Cuidados no uso e advertências

O uso deve ser feito com a planta seca, pois se usá-la fresca, pode ser tóxica. Também evite se for gestante ou se tem irritação gástrica e intestinal. Tenha cuidado pois se usar demais ele tem efeito laxante. Não é indicado para o uso na gravidez, mas é bom perguntar ao seu médico. Confira aqui as ervas medicinais que não se pode usar na gravidez.


Compra e armazenamento

Em casas especializadas de vendas de ervas medicinais nas feiras livres, pelo cultivo, na natureza ou pela colheita, se você encontrar uma planta perto da sua casa. Mas é mais fácil comprar pela internet.


Cultura e como plantar

Cultivo: Ela tolera quase todos os tipos de solo, mas tem mais chances de crescer bem em solos úmidos e bem drenados. Podem se propagar por ramos cortados, de preferência no inverno, ou sementes plantadas em sementeiras que são cobertas de vidro. Ela pode se tornar invasiva.

Natureza: Ela é comum na Europa, pois é lá o “berço” dela.

Colheita: Colher flores no inicio do verão, os frutos no inicio do outono. Retirar talos antes de usar. Não colete as que estão perto de rodovias e poluição.

 


Fotos:

Sabugueiro

Última atualização: 26 de maio - 2014 às 13:19
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "s"

  • Sucuuba
  • Spirulina
  • Salsa
  • Sabugueirinho (Sabugueiro do Brasil)
  • Sapucainha (Óleo de Carpotroche brasiliensis)
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter