Ervas antibióticas, vitamina C e dicas para virose e resfriados

Sempre que ficamos doentes resfriados ou com virose, é normal nos recolhermos à nossa casa e ficarmos deitados na cama, assistindo TV, em um quarto escuro, só saindo para ir no banheiro, tomar remédios, banhos e se alimentar. Isso não é muito indicado pela comunidade científica e pelos médicos (claro, todos indicam repouso, mas pelo livro que li) porque uma pessoa que está assim, se ela se manter por dias em um ambiente escuro sem levar sol, pode até demorar para ficar bom. Por exemplo, se você não toma sol, por causa do ritmo circadiano que não pode ser quebrado (aquele fatores ambientais que influencia no funcionamento do nosso corpo que já comentamos no artigo sobre jetlag).

Homem gripado

 

Por causa dos fatores externos do meio ambiente, como sol e noite (escuridão) nosso corpo entende quando estamos nessas condições, e se você passar muito tempo no escuro, seu corpo vai entender que está de noite e vai ficar mais para baixo. É importante mantermos um ritmo, perto do normal até quando estamos doente para o corpo continuar trabalhando de maneira normal e nos recuperarmos mais rápido. Não deixe de ir na padaria ou na farmácia, até para tomar um solzinho que nos faz bem.

Chá de equinácea – Equinácea é muito usada nos EUA para combater resfriados e gripes e você pode fazer o chá com as raízes da planta, ou com suas folhas. Tome 3 vezes por dia para combater os sintomas da gripe e início de resfriados para melhorar o sistema imunológico.

Pastilhas ou alimentos ricos em Vitamina C – Frutas cítricas são mais as vermelhas e verdes escuros, quer dizer, costumam ser essas Brócolis, pimentão, tomate, suco de uva, kiwi etc. Essa é uma vitamina super do bem porque mesmo com a superdosagem, ela elimina o restante pela urina. Pode ser tomada até 2.000 mg por dia sem problemas, e o ideal é no minimo 500 mg por dia. Deve evitar passar do indicado para não ocorrer diarreia e irritação nas mucosas.

Zinco – Muito recomendado pelos médicos, o zinco – acetato de zinco – é bom para combater resfriados, assim que começar a aparecer os sintomas. Ele ainda explica que não devemos engolir imediatamente, mas sim deixar um tempo na boca pois os vasos sanguíneos da boca também absorvem, potencializando o efeito. Tome até 75 mg por dia enquanto está assim doente.

Chá de alho com limão – Essa também é indicada por médicos e aqui no Nordeste é muito conhecida. Tomou, melhorou de gripes e resfriados. É bom colocar 2 dentes de alho em 2 copos de água e o sumo de um limão, ferver por 10 minutos em fogo baixo e tomar ele morno. Não é muito bom guardar, ele tem mais eficácia para tomar na hora. Se quiser, pode colocar mel que potencializa o efeito e ainda melhora o gosto.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 1 de agosto - 2014 às 7:21

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.