Como prevenir reumatismo, artrite e tendinite com ervas e hábitos

Uma dica para evitar doenças das articulações como gota (na verdade a gota é ácido úrico nas articulações), tendinite, músculos en tendões fracos, é sempre que você for fazer musculação ou algum tipo de exercício físico, se alongar antes. Porém, nem sempre nos alongamos da maneira certa. Me lembro quando eu fazia natação que sempre tinha um instrutor formado em educação física para fazer os alunos se alongarem e da maneira certa, antes de começar as aulas. Também a pessoa antes de se exercitar pode procurar na internet algum site idôneo que mostra como se alongar da maneira certa, (tem até alguns deles, que eu estava olhando esses dias, que mostram como curar dor nas costas com alguns exercicios particulares, vou mostrar aqui depois) e ir fazendo as dicas em casa mesmo. Uma pessoa que se alonga até evita o aparecimento daquelas dores típicas de quando a pessoa passa muitos dias sem se exercitar e depois de uma forma brusca se exercita, e no outro dia está com os músculos todos doloridos. Por isso que é bom se exercitar antes para evitar até doenças relacionadas a isso.

Aliado ao alongamento, podemos usar as ervas que ajudam nos músculos e nervos, pois tem delas que são analgésicas, agindo contra a dor local, algumas quando passadas em cima, outras quando tomadas, outras tem ação antirreumática, que ajuda a retardar esses efeitos do envelhecimento, já outras são antiespasmódicas, ou seja, faz com que seja diminuído os espasmos nos músculos. Enfim, vamos lá enumerar algumas ervas que são boas para prevenir tendinite, gota, e doenças nas articulações?

cotovelo de um idoso

Cotovelo de um idoso

Aipo – Essa erva age como desintoxicante do organismo e anti-inflamatória. É mais usada a raiz, porém as sementes é que são boas para tratamento de doenças relacionadas aos músculos e articulações, e nervos como gota, reumatismo, artrite, tendinite. Nutricionistas indicam essa erva misturada com o salgueiro-branco para fazer a decocção e tomar 3 vezes por dia até ficar bom.
Alecrim – Essa Tem ação antirreumática, não somente agindo nos nervos mas também na circulação do corpo. Compre o óleo essencial de alecrim e um óleo de calêndula, (daqueles chamados óleo base ou de amêndoas), e mexa. Passe no corpo na área afetada. Pode ser usado também em câimbras, distensões, etc.

Bônus

Arnica – É um gel que é feito de uma planta chamada Arnica montana que é muito boa para aplicar direto como uso tópico em regiões do corpo onde sofreu contusões, ou está ocorrendo distensões e câimbras, até para articulações doloridas. Ela tem ação, mesmo que aplicado topicamente, analgésica e anti-inflamatória.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 1 de agosto - 2014 às 6:54

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.