Remédio para dormir – Natural ou químico?

Como a insônia / dificuldade de dormir tem a ver com problema psicológico (mas não se limita a isso, pode ser também por causa de alguma doença que esteja causando isso) é bom a pessoa recorrer a remédios que ajudem o cérebro a apagar na hora certa fazendo a pessoa conseguir pegar no sono. O problema é que muita gente não quer recorrer a remédios para dormir que são químicos pois produtos químicos podem fazer a pessoa viciar e só conseguir dormir se tomá-lo. É aí que entra os fitoterápicos, ervas ou alimentos que podem ajudar a pessoa a ter sono. Eles são baratos e muito eficazes se utilizados da maneira certa.

Segundo a organização nacional de sono dos Estados Unidos, o certo a se fazer é a pessoa dormir de 7 a 9 horas por dia, mas a média da população é de 5-6 horas por causa do modo de vida que se tem hoje. O que resulta pessoas que não rendem muito no trabalho, ou que fiquem cada vez mais resistentes ao sono à noite.

Este artigo é escrito segundo o depoimento de várias pessoas que usam ou usaram, e também recomendações de profissionais da saúde que lemos em livros ou encontramos pela internet. É logico que os medicamentos químicos feitos para isso tem efeito rápido e tem-se certeza de sua eficácia ao tomá-lo, mas pode acontecer de a pessoa ter algum efeito colateral por causa das substâncias encontradas nele. Remédios naturais não tem muitos efeitos colaterais.

Há algumas receitas que promovem o relaxamento do corpo e isso ajuda no sono, outros atuam direto no cérebro promovendo o sono. Antes de ler este artigo, é recomendável que você leia o que a gente já escreveu sobre remédios caseiros para insônia.

1. Remédio para dormir – Magnésio e Cálcio

magnésio cálcio

Magnésio e Cálcio para induzir o sono




Coma mais alimentos ricos em magnésio e cálcio, ou peça ao seu médico ou nutricionista para receitar algum suplemento alimentar que contenha riqueza nisso. O ideal para fazer efeito é utilizar os dois juntos.

2. Melatonina

melatonina como remédio para dormir

Melatonina

Peça a seu médico ou nutricionista para te receitar melatonina, pois pode ser um ótimo remédio para dormir. Quando tomado, age diretamente para promover o sono, isso porque ele além de reduzir a temperatura do corpo, diminui as funções metabólicas colocando o nosso corpo em um estágio de repouso, fazendo chegar rapidamente o sono. Pode ser comprado pela internet em lojas de suplementos. Porém é um medicamento que não pode ser administrado sozinho, é preciso estrita orientação porque pode ser perigoso em alguns casos, como ser usado por crianças, por pessoas que tenha problemas de saúde, ou ser administrado junto com outros medicamentos.

3. Vinho

vinho para dormir

Vinho – Foto: Leperigord

Tomar vinho uma hora antes de deitar pode ajudar a chegar o sono. Agora cuidado para não tomar todos os dias pois seu problema de insônia pode virar um problema de alcoolismo, o que é pior. Tomar vinho de vez em quando faz bem ao organismo, principalmente ao coração por causa do vinho, mas o que vai ajudar a fazer dormir tomando vinho é o álcool. Só é bom tomar em momentos críticos quando a pessoa quer ter a certeza que não vai conseguir dormir. Não tomar a taça de vinho assim que ir para a cama. Tomar uma hora antes.

4. Ervas e Chás

Chá e ervas para dormir

Bule com chá de ervas – Foto: info.acs.edu

Existe as ervas especiais para fazer o sono chegar, e as principais são erva-cidreira, camomila, valeriana, lúpulo, maracujá. Muitas teorias existem sobre isso. Tem médico que diz que ajuda a pessoa dormir ao tomar uma xícara de chá, qualquer chá, porque ela está tomando um líquido quente e isso faz relaxar. Outros dizem que sim é por causa das propriedades medicinais que a pessoa vai ter sono, e depende do que estamos tomando. A pessoa tem que tomar cuidado pois se tomar demais vai ser é difícil de dormir, pois a pessoa vai querer ir ao banheiro direto. Também procurando em casas de produtos naturais ou lojas online dá pra achar composto de ervas, misturas já prontas para o uso.

5. Alface (Lactuca virosa)

Alface selvagem dormir

Alface Selvagem – Foto: holoweb.com

Chá de alface selvagem (uma espécie peculiar) é bom para acalmar e para distúrbios de ansiedade. Pode ser tomado por quem tem problemas de insônia. Além do chá, a pessoa pode comprar suplemento de alface selvagem, que serve para deixar a pessoa serena, sem inquietação, ajudando a dormir.

6. Leite quente

leite quente como remédio para dormir

Leite quente – Foto: bloatalrecall.blogspot.com

Não é por acaso que vemos sempre em filmes as crianças antes de dormir as mães dando a elas um copo de leite, porque sim faz efeito e pode ser um ótimo remédio para induzir o sono. Ele relaxa e deixa a pessoa no ponto de dormir. Não é só por causa que é um liquido quente, isso ajuda também, mas é mais por causa do triptofano encontrado no leite. Segundo cientistas, eles sobem ao cérebro e produz a serotonina, promovendo a serenidade, ajudando a pessoa ter sono mais rápido.

7. Outros

Outros remédios para dormir naturais: Lavanda, Chá da raiz de valeriana e maracujá.

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Ciências Biológicas - UFPB
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Última atualização: 3 de junho - 2014 às 2:43

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Um comentário

  1. Rosemary fevereiro 8, 2014

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