Remédio caseiro para verruga com leite de Celidônia

Existe duas principais espécies de plantas que são conhecidas como Celidônia, a Trixis divaricata que também é conhecida como Erva-de-mulher (talvez por ser eficaz no tratamento de males no útero) e a Chelidonium majus também conhecida como erva-das-verrugas (por seu efeito para curar verrugas com o leite que sai quando se fere o caule). Neste artigo focaremos no nosso remédio caseiro as informações da segunda planta, visto que a usaremos para curar verrugas.

Para você encontrar o látex, vai ter que achar a planta na natureza e ela é bem fácil de se reconhecer, trata-se de uma planta herbácea que não cresce mais que 70 cm e dá umas flores pequenas e amarelas. Na região sul ela habita regiões frias de altitude. A diferença com a outra é que a outra planta é arbustiva e pode crescer até 2,5 metros e dá umas flores brancas em vez de amarelas, porém não serve e nem o látex dá. Além disso, as folhas da celidônia verdadeira do látex para verrugas é serrilhada nas bordas, já a outra é mais alongada, tem textura verde escura em cima e na parte de baixo tem penugem de cor de prata.

Ao se ferir o caule (pode fazer isso também no rizoma que é o caule subterrâneo) da celidônia verdadeira, sai um látex que esse será usado para aplicar diretamente às verrugas e calos. Pegue uma colher e uma faca e passe a faca na planta e com a colher vá juntando o látex amarelo que sai. Quando tiver uma boa quantidade, passe para a parte do remédio caseiro.

leite de celidônia

Curar verrugas com leite de celidônia

Como fazer para curar verrugas e calos com leite de celidônia

Basta coçar um pouco, não para ferir a verruga. Depois é só aplicar o látex em cima e colocar uma gaze. Logo após tirar e lavar com água corrente. O tempo que vai deixar na pele assim vai depender de se aparecer ou não irritação. Ela é rica em sanguinarina, protopina, coptisina e outros compostos que fazem com que a verruga baixe.

Outros usos da celidônia

A celidônia verdadeira Chelidonium majus também é usada para fazer o chá sem ferver (maceração deixando de molho) com as folhas para beber, e também fazer uma tintura usando álcool com a erva seca de molho a 5 dias para misturar uma colher em um copo de água e tomar antes das refeições para colesterol alto. Consulte tudo sobre a Celidônia verdadeira

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 9 de outubro - 2015 às 6:04

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.