logo vegetall

Remédio caseiro para acidez na boca

A acidez na boca costuma acontecer com quem tem acidez no estômago, azia, aquela sensação de queimação como quando o alimento já misturado ao suco gástrico que é bastante ácido volta. Isso acontece quando o estômago está cheio demais e você pratica atividades físicas. Alguns tipos de alimentos também deixam um gosto ruim na boca e é imprescindível a escovação dos dentes todos os dias após as refeições. Se não tomar cuidado, a pessoa pode desenvolver um mau-hálito crônico. Já com a doença do Refluxo Gastro-Esofágico, pode até ocorrer uma infecção no pulmão, caso o suco gástrico, que é ácido venha a entrar pelas vias. Caso continue, um refrescante bucal como Listerine ou Cepacol pode ter um efeito bom. Mas existe alguns remédios caseiros que podemos fazer para curar a acidez na boca e a raiz do problema, acidez no estômago e úlcera e gastrite.

Existem alguns vegetais que auxiliam na erradicação da acidez, são eles:

  • Poejo – Também conhecida como Erva-de-São-Lourenço, é uma planta prostrada que cresce até 10 cm de altura com suas folhas muito aromáticas, pois é parente da menta. É originária da Europa e foi disseminada pelo mundo. Faça o chá com as folhas frescas e beba. Não beber demais, só uma xícara no início do dia para evitar que a boca fique com gosto ácido, pois ela tem um componente que se usado em demasia, provoca problemas no fígado.
  • Batata, Nabo e Alfafa – Acrescente na alimentação esses vegetais. Coma-os também cru, completando com chá de alfafa para acabar com o problema. O importante é combiná-los, preferindo comer os nabos e as batatas e depois de alguns minutos, o suco de alfafa.
  • Limão – Faça um suco de limão bem forte e beba. A acidez vai embora ao longo do dia. É certo que o esmalte dos dentes ficam mais sensível ao se tomar suco forte de limão, e em algumas pessoas isso acontece mais. Mas o gosto ruim sai.
  • Batata inglesa – Essa é a mais simples de todas e cura desde acidez na boca até azia, é só comer alguns pedaços de batata crua que o efeito é imediato. Se quiser potencializar o efeito, rale 4 batatinhas, coe e beba o suco fresco, sem guardar pra depois. Tome uma xícara 3 vezes por dia.
acidez na boca

Servem para fazer remédios caseiros para acidez na boca – Limão, Alfafa, Batata inglesa, Nabo, e principalmente o POEJO (Planta da família da menta)

Sobre 

Faz Ciências Biológicas na UFPB - Criador do livro Guia de Plantas
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 4 de julho - 2015 às 4:57

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.