Receita caseira de mofumbo para asma

Um bom remédio caseiro para asma, bem como para estimular o sistema respiratório é o mofumbo, particularmente seu chá feito com os frutos e folhas. Mofumbo é uma planta comum no Nordeste brasileiro e serve não só para fazer remédios caseiros, mas no local para usar a matéria prima da árvore para a construção civil e marcenaria. Ela é facilmente reconhecida na natureza por causa de seu arredor, que quando ela está plantada, ao redor não nasce mais árvore por causa de um composto que existe nas suas folhas.

flora ufersa

Mofumbo – Foto: Flora Ufersa

Como fazer a receita de Mofumbo para asma

Pegar folhas de mofumbo, deixar secar à sombra. Picar com a faca e colocar uma colher no copo, junto com o fruto quase seco e picado, juntar e colocar água fervente, tampando e deixando abafado por até 5 minutos. Coar e beber 1 hora antes das refeições.

Esta planta não serve somente para isso, tem outros benefícios no organismo, quando feito também o chá das cascas (impotência, frigidez sexual) e folhas com a entre-casca (sudorífica e calmante).

Abaixo todos os benefícios da erva:

Doenças: Coqueluche, Impotência Sexual, Asma, Frigidez, Tosse.
Propriedades: Sudorífica, Antiasmática, Hemostática, Afrodisíaca, Calmante.

Caso queira procurar a planta na natureza em vez de plantar, atente para que não seja em área de poluição como beira de estradas e jardins na cidade. Existe dois tipos dessa planta que serve para a mesma coisa, só que são diferente o tamanho por que se adaptaram às condições dos lugares. A espécie do Pantanal Mato-grossense é como uma árvore, e a espécie do Sertão do Nordeste, é mais arbustiva, talvez o que se explique isso é as condições dos ambientes que um é rico e com muita água, e outro é seco e solo pouco desenvolvido.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 25 de janeiro - 2015 às 12:54

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

Tags:

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.