Receita caseira para barriga pesada (má digestão) após festa

Sabe aquele final de semana que fazemos um churrasco, comemos de tudo, bebemos de tudo, dançamos e no final do dia ficamos enjoados, com a barriga cheia, digestão ruim? Temos aqui uma receita caseira que vai te ajudar a ficar novinha (o) em folha, algumas horas depois de tomar ela. Elas são feitas com alecrim e salva. É certo que para barriga cheia e melhorar a digestão o chá indicado é o de erva doce (funcho) pois ela contém todos os componentes necessários para fazer a digestão ficar boa, porém, a mistura dessas duas além de fazer isso, ainda vai agir como tonificante.

De acordo com a literatura medicinal

alecrim
Alecrim: Pode usar as folhas e as flores da planta para fazer o seu chá. Uma característica desse chá é que ele vai deixar um gosto pouco indesejado, porém é só colocar um pouco e mel para melhorar e também potencializar o efeito dela. Ela também é carminativa e juntando com a sálvia vai ficar um ótimo chá.
salvia
Sálvia: A sálvia se usa as folhas para fazer o chá e me melhor usar elas secas, desidratadas. Lembre-se que se for deixar secar deixar à sombra, pois no sol ela perde muitos componentes. Ela tem ação diurética, ou seja, faz a água sair do corpo pela urina, e o sistema urinário trabalhar melhor para filtrar as impurezas do sangue pelos rins. Porém uma curiosidade é que ela tem ação anti-hidrótica e adstringente, que uma faz com que se diminua o suor do corpo e outra fecha os poros. Ela também á carminativa semelhante a erva doce e junto com o alecrim, potencializa o efeito.

Como fazer esse chá de alecrim com sálvia tônico e carminativo?

  • 1 colher da erva alecrim seca
  • 1 colher de sálvia seca

Misture cada ingrediente e junte os dois para guardar em um recipiente hermético, fechado para usar quando quiser. Quando for fazer, coloque 1 colher da erva misturada em um copo de água fervente. Deixe tampado abafado por 1 minuto. Coe e adoce com mel.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 24 de agosto - 2014 às 15:02

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.