Receita de Tamarindo – laxante, refrescante, infecção intestinal

Tamarindo é uma erva africana que dá árvore do tamarineiro que chega a crescer cerca de 15 metros de altura, dá uma vagem que com suas sementes encharcada de uma polpa que é muito consumida aqui no Brasil, bem como em várias áreas tropicais do planeta onde a árvore habita bem (áreas tropicais são as que estão pouco abaixo ou pouco acima da linha do Equador).

A polpa do fruto é bem azeda e pode ser usada para muitos objetivos em culinária, destacando-se para fazer suco por causa de seu teor de refrescância, tomando-se o suco em épocas de calor também na culinária usada como conservador de alimentos com se faz com o limão ou vinagre. Tem até como cozinhar peixe com limão fazendo uma refeição chamada seviche, de tão ácido que é o limão, o tamarindo também pode ser usado para isso.

Mas é para obter o efeito laxante que as pessoas usam o tamarindo apenas tomando o seu suco. Esta propriedade de receita laxante e purgativa reconhecida no tamarindo é utilizada largamente no mundo depois de ter sido descoberta em laboratórios através da análise de seus componentes que são ácido tartárico, tartarato de ácido potássico, frutose, pectina e outras substâncias.

Após análise, foi encontrada ação que pode anular as dermatoses intestinais e doenças causadas pela Escherichia coli (bactéria que habita na flora intestinal que pode causar doenças como infecções urinárias, apendicite e outras nessas regiões quando contaminado), Vibrio cholerae (da cólera, doença que causa diarreia profunda que pode levara morte se não tratada) e Schistossoma mansoni, (que causa esquistossomose e doenças de pele no homem e cachorros).

receita caseira do suco de tamarindo


Suco feito com a polpa de tamarindo

Como fazer a receita com tamarindo?

Fazer o suco do tamarindo na concentração de 1/10, ou seja, um pedaço da polpa que cubra 1 parte do copo dividido em 10, + a quantidade de água do copo. Isso é só uma medida, então na mesma proporção, quer dizer que se você colocar 2 copos para fazer o suco, tem que colocar duas partes. Esta receita serve como laxante leve, porém assim fraca e do jeito que fizemos ela também vai agir no organismo como anti-inflamatória, febrífuga e revigorante.

Já para conservar o tamarindo, caso colha e queira guardar para vender ou usar depois, uma grande quantidade, é só colocar os tamarindos em um recipiente, sem cascas sem sementes, e acrescentar por cima para cobrir ele o xarope de açúcar quente sem água, só o xarope. Isso evita o crescimento de bactérias e fungos.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 19 de agosto - 2014 às 15:14

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.