Receita caseira de boldo para o fígado

Quem não conhece o Boldo? Aquela erva que é usada as folhas secas para fazer um chá que mesmo sem açúcar, é doce e gostoso de se tomar? Muita gente no Brasil toma o chá de boldo como uma iguaria, um passatempo, algo gostoso de se fazer somente para se deliciar de seu gosto. Mas além disso o boldo serve para curar inúmeras doenças e salvar o organismo de aparecer alguma doenças dessa.

Ela serve para você que tem problemas no fígado, dor constante em alguma parte do corpo (pois ela é analgésica), pedra na vesícula, insuficiência hepática, inflamação na vesícula, e outros problemas no fígado. Também ela serve para outros casos clínicos mais leve como por exemplo, problemas no intestino como gases intestinais, falta de apetite, diarreia, também inapetência, colesterol alto.

A mais nova descoberta científica dos benefícios do boldo é de que ela é cardiotônica, servindo para estimular o funcionamento do coração graças a uma substância nela encontrada chamada vernonina, um glicosídeo cardiotônico.

Comprar ela é fácil, basta ir à feira no mercado central mais próximo da sua cidade (tem um em cada bairro) e comprar um saco com as folhas secas, também pode ir a um supermercado e comprar um sache com as folhas secas picadas. Usa-se as folhas picadas do boldo para fazer o chá porque é melhor, assim aproveita mais de seus óleos voláteis, pois os espaços onde rasga a erva seca ficam abertos, sendo facilmente absorvidos os óleos pela água quente.

Duas receitas caseiras para usar o vinho

Chá de boldo

Esse é o mais comum, sendo colocada uma colher das ervas secas (se colheu do pé tem que colocar pra secar na sombra, em local pouco escuro mas seco para não perder óleos voláteis) picadas em uma xícara de água fervente, tampar e deixar íngreme por cinco minutos (não deixar mais que isso pois ele pode ficar escuro e amargoso).

cha de boldo

Cha de Boldo

Tintura de boldo

A tintura é feita colocando 5 colheres do boldo picado (erva seca) em uma garrafa de vinho seco, e guardar ele tampado em local escuro longe de raios solares. A garrafa de vinho tinto já costuma ser escura para evitar que raios solares danifiquem o gosto e sabor do vinho, mas já é bom a pessoa evitar guardando em local escuro.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 25 de janeiro - 2015 às 12:54

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.