Raiz de Genciana pra fazer chá que abre o apetite

Existe uma planta chamada genciana (saber mais) que suas raízes podem ser usadas para fazer um chá que serve como aperiente e estimulante forte do sistema digestivo, das glândulas salivares, como tônica amarga para estimular a fome, aumentar a vontade de comer.

genciana campo

Gentiana lutea no campo

Lá nos EUA ela já foi até proibida por ser forte, porém na Europa e no Reino Unido ainda é usada largamente. Lá eles fazem uma espécie de bebida fermentada no álcool com genciana que ao ser consumida, aumenta a fome dando aquele sentimento de ardor no estômago quando bebemos algo ácido que estamos com o estômago vazio.

angostura bitters

Angostura Bitters – A loção que leva genciana na receita

As espécies usadas são a Gentiana lutea e a G. acaulis. A acaulis é sem haste/caule, como o próprio nome diz. Não confundir essas plantas com as que se fazem um corante violeta, que é outra coisa.

genciana problemas thumb

Genciana serve para males no estômago

O ideal é a pessoa quando for colher, a partir de uma planta com 2 anos já pode, (mas só pode usar plantas com até 6 anos de idade que estão no auge da produção de seus metabólitos), colher as raízes da planta e deixar secar. Quanto mais rápida for a secagem ou seja no sol, mais amargo ficará o chá, e quanto mais devagar a secagem na sombra, menos amargo ficará. As substâncias da planta é que dão esse tom amargoso que faz com que dê fome.

perda de apetite

Genciana cura falta de apetite

Pode ser usada para falta de apetite, flatulência, mal funcionamento do intestino, falta de fome, cólicas abdominais, constipação, etc. Ao tomar o chá, vai ser notada o aumento da secreção das glândulas salivares, e não sendo notado, mas acontece, o aumento do suco gástrico pelo estômago. Tem provas também da ação da genciana contra o Plasmodium que causa malária. Se tomar demais pode aparecer náuseas, vômitos, e dor de cabeça por que ela é de fato forte, não sendo recomendada para gestantes. Não se pode a população leiga sair para colher, aqui no Brasil é difícil de encontrar e também ela pode ser confundida com outras espécies venenosas. É melhor comprar, procurando pela internet.

problemas digestivos

Cuidado, se tomar demais causa náuseas, justamente porque ela age no sistema digestivo desde a boca até o intestino

Como fazer o chá? Coloque 1 colher de chá da raiz da planta em duas xícaras de água no fogo e espere ferver. Depois de ferver, espere 4 minutos. Espere esfriar e coe, tomando até 4 xícaras por dia antes das refeições.

Saiba tudo sobre a genciana aqui

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 15 de janeiro - 2016 às 21:35

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.