Pau sangue usa na pele anti-envelhecimento – chá anticâncer porque é antioxidante

Essa planta é de grande porte e aqui no Brasil é encontrada na Região sul, onde é explorada para a retirada do látex e também para utilizar a casca como forma de infusão / chá. Seu nome Pau sangue vem do leite que sai do tronco que é vermelho, diferente das demais que é branco (janaúba) ou transparente (aroeira).

O leite da planta e seu extrato (aquilo que sai quando faz o chá com as cascas) tem um componente químico chamado proantocianidina que traz benefícios à saúde que combinados agem para não deixar que ocorra mutação em células e elas se proliferem, e também impedindo inflamação. Esse látex tem ação Anti-inflamatória, Antienvelhecimento, Antioxidante, Antiulcerativo (todos os benefícios para a saúde e tudo sobre esta planta medicinal pode ser visto na página especial sobre o Pau sangue).

Fora do escopo do artigo, mas interessa falar é a ação deste componente na cura da úlcera, uma doença que atinge o estômago. Ela age no tecido interno também diminuindo a inflamação e acabando com moléstias internas.

pele ressecada pau sangue

Pele ressecada melhora com pau-sangue – Foto: Reprodução

Como um cosmético natural para a pele também é usado para aplicar sobre a pele para formar uma segunda pele que age diretamente no tecido epitelial, e assim pode ser aproveitado o seu efeito antienvelhecimento. Por isso há a idéia de produzir cosméticos a partir de derivados dessa planta, só não foi posta em prática em larga escala pela indústria ainda porque os estudos são poucos e por medo de não ser viável, fica melhor investir em outros produtos.

Pau sangue

Pau sangue – Simulação de extração

O Pau sangue é uma planta de grande porte que cresce até 10 metros de altura. Ela se alastra bem fácil e na natureza, gosta de locais de alta altitude e bordas de mata atlântica, sendo usada também para recuperação de áreas degradadas na ecologia. As partes utilizadas da planta pra fazer remédios caseiros são o látex vermelho e as cascas.

public

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 2 de julho - 2015 às 5:40

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.