O que é Furúnculo – Veja Remédios caseiros

Livro Guia de Plantas Medicinais

Furúnculo é uma infecção na pele que começa ficando vermelha ao redor de um caroço de pus que vagarosamente se desenvolve. O crescimento do caroço desde que a pele vai ficando vermelha até desenvolver o caroço (que é formado de proteína, bactérias e glóbulos brancos de sangue) leva cerca de 4 a 7 dias. Geralmente ela é causada pela obstrução de uma glândula sudorípara ou sebáceas da pele, que inflama. Os furúnculos podem nascer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum o aparecimento nas nádegas, coxas, ombros, axilas e face que são partes bem sensíveis.

Vermelhidão Furúnculo Axilas

Furúnculo – Foto Reprodução da WEB

São causados pela bactéria estafilococos que entra no nosso corpo por arranhões na pele e se a pessoa estiver com alguma dessas debilidades (diabetes, falta de higiene, nutrição ruim, irritação na pele por produtos químicos e sistema imunológico fraco) pode fazer com que a doença apareça.

Quando vários furúnculos crescem em um lugar só, dá-se o nome de carbúnculo.

Há até registros na bíblia sagrada de quando surgiu as dez pragas para convencer os egípcios a deixar os israelitas em paz, uma delas era os furúnculos.

Furúnculo perna criança

Furúnculo – Foto: Reprodução

Não se pode de maneira alguma pegar uma agulha e estourar o caroço, pois isso pode causar uma infecção perigosa e difícil de curar e também causar febre, fazendo com que a pessoa tenha que ir ao hospital.
Existe alguma receitas caseiras já consagradas no meio da medicina alternativa que podem tratar o furúnculo internamente ou externamente, mas esteja ciente que se ele não desaparecer até 7 dias, é melhor procurar ajuda médica pois pode ser que seu organismo esteja muito fraco.

O melhor a se fazer é no início do aparecimento dos sintomas fazer alguns procedimentos caseiros para amenizar os efeitos e ele pode até desaparecer rapidinho depois disso. É só fazer algumas vezes no dia enquanto ele está crescendo, uma compressa com uma toalha com água morna. Mergulhar a toalha em água morna e espremer para deixar ela apenas úmida e aplicar sobre o local. Essa é a preparação para usar algum dos remédios caseiros a seguir:

Remédio caseiro para furúnculo 1

Aplicar sobre o local extrato de pimenta caiena 3 vezes por dia. Caso sua pele for muito sensível, pegar uma colher de chá de óleo vegetal e colocar 2 gotas do extrato de pimenta caiena, misturar e aplicar isso sobre o local.

Remédio caseiro para furúnculo 2

Pegue o gel de uma folha de babosa, uma colher e coloque um pouco de açafrão em cima. Misture até formar uma pasta. Aplicar sobre a pele afetada, deixar coberto um pano macio e dormir com ele em cima. Faça isso pelo menos 2 dias que ele desaparecerá.

Remédio caseiro para furúnculo 3

Esmague folhas de feno-grego. Ao esmagar e fazer uma goma, colocar sobre o local e esperar que ele seque. Limpe com um pano molhado com água morna.

Remédio caseiro para furúnculo 4

Corte um pedaço da parte interna de uma cebola, colocar sobre o local a parte molhada dela e amarrar um pano por meia hora. Repita 3 vezes por dia este processo. As substâncias químicas da cebola que agem como anti-séptico vai ajudar a tratar.

Remédio caseiro para furúnculo 5

Faça um suco de limão sem açúcar, moa um alho, misture no suco e mexa bem. Aplicar sobre o local assim que fizer o suco. Esteja ciente que este processo pode fazer arder um pouco.

Informações: WebMD

Livro Guia de Plantas Medicinais

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 3 de junho - 2014 às 2:47

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.