Infecção intestinal – Remédios caseiros e dicas

Infecção intestinal é aquele desconforto que acontece mais em crianças, mas também em adultos, que pode causar vários sintomas dependendo de qual bactéria  ou parasita você foi infectado. Algumas podem estar em nosso organismo sem a pessoa saber e sem ao menos apresentar sintomas, por isso é melhor a pessoa adotar medidas para evitar. Esses vermes causam sempre diarreia, mas alguns podem se alastrar pelo corpo chegando até a infectar o pulmão, então não é bom a pessoa ficar se automedicando achando que tem uma doença sem realmente saber que tem, é melhor a pessoa procurar um médico porque só ele tem a experiência de saber quando uma doença é relacionada à outra. Essas doenças devem ser tratadas pois a negligência pode fazer com que se crie abcesso no intestino, podendo ser fatal.

Os sintomas variam de doença para doença, mas o mais comum é acontecer de a pessoa ter diarreia (fezes líquidas), dor de barriga que antecede a diarreia, sangue ou pus nas fezes, perda de apetite por dias, emagrecimento e até febre. Quando ocorrer esses sintomas simultaneamente a pessoa é melhor procurar um médico.

intestino

intestino

Abaixo alguns casos mais comuns que geram infecções intestinais

Salmonella: Essa é uma bactéria que leva milhares de pessoas por ano a ter uma infecção aguda no intestino sem elas saberem. Pode ser encontradas em carnes cruas ou mal passadas, frangos e ovos. É importante sempre que cozinhar carne, principalmente se for de porco, cozinhar bem para dar para matar as bactérias e agentes patológicos, caso existam. O que acontece é que muita gente assa em fogo alto, no que faz a carne não ser cozida por dentro, e ser tostada por fora, contaminando a pessoa que come. A salmonella fica na carne quando elas são contaminadas com fezes de animais, por isso não só carnes são passíveis de ser contaminadas, mas outros alimentos.

Lombriga (ascaaridiase – Ascaris lumbricoides): É uma causa de preocupação da saúde pública mundial desde muito tempo. É a hospedagem de lombriga dentro do intestino humano que nascem ovos que quando dentro do organismo humano, no intestino, eles saem dos ovos e migram para a mucosa, a pele de dentro do intestino passando para a circulação sanguínea, podendo até ir para os pulmões causando manifestações respiratórias.

Oxiúro: É um parasita que fica no intestino do homem e que só depositam seus ovos quando estão já na região anal, por isso que causa muita coceira local. Quando em adulto, o comum é o oxiúro pode ficar só uma vez, mas em crianças ela pode ser reinfectada pois as crianças tem mais chances de cocar à noite a região, e como a mão dela fica contaminada, elas podem levar a mão à boca e ser reinfectada. Mas essa também pode ser pega por contato com superfície suja, alimentos, pratos e talheres. O melhor a se fazer é tomar o vermífugo específico para ser logo curado.

Tricuríase: Essa entra no organismo através de alimentos contaminados. A pessoa deve ter cuidado pois geralmente ela é sem sintomas, mas na maioria das vezes pode apresentar seus sintomas como dor de barriga, diarreia, insônia, perda de peso, cólicas (dor fina no intestino) e até vontade de vomitar.

Tênia: Essa fica hospedada no intestino humano. Também chamado de solitárias, porque ficam no organismo humano sozinha. A pessoa se contamina também comendo carne crua, mal passada, tanto de bois quanto de porco. Quando ingerido, a larva entra e fica na parede do intestino até crescer.
Shigella: Essa infecção causa uma diarreia muito forte mais nas crianças, doentes imuno-depressivos, idosos, e a pessoa fica desidratada por causa da diarreia. Nota-se uma dificuldade de evacuação, mesmo a pessoa estando com diarreia que em geral são em forma líquida com pus e sangue. Também pode ter náuseas, vômitos e febre. É fácil de descobrir se a pessoa tem isso fazendo um exame de fezes específico, ou pedindo ao médico para fazer. Se a pessoa tiver, vai te tratar com antibióticos.

E. coli (Escherichia coli): Pode causar diarreia, infecção urinária, pneumonia, outras doenças. Respiratórias. Qualquer pessoa pode ter essa doenças, mas é mais fácil uma pessoa mais velha ou crianças pegarem. Fazer exame de fezes caso esteja em duvida.

Giárdia: Doenças que acomete o intestino dos seres humanos causando diarreia e assim como muitas, se dá por ingestão de comidas contaminadas com fezes contaminadas. Pode ocorrer sintomas como diarreia, mal estar, náuseas, dor de barriga, perda de peso.

Ainda existem outras causas de infecção intestinal, mas essas são as mais comuns.

Infecção Intestinal

Infecção Intestinal

Dicas para ficar longe de infecções intestinais

  • Lavar sempre as mãos com sabão
  • Lavar os alimentos com água corrente
  • Não compartilhar talheres, pratos e copos com outras pessoas
  • As piscinas, mesmo com cloro (porque algumas bactérias são resistentes) podem contaminar uma pessoa, então é bom ficar atento
  • Guardar bem seus alimentos
  • Fazer sempre a higiene da geladeira
  • Não deixar animais entrar na cozinha
  • Evitar laticínios não pasteurizados (como o açaí não processado que pode ter a doença de Chagas)
  • Ao lavar as mãos, lavar não somente as mãos, molhar e esfregar até a metade do antebraço
  • Se hidratar muito (tomar muita água)
  • Cuidado para não engolir água de rios, açudes, piscinas, mar

Dicas de remédios caseiros para diarreia e infecção intestinal

  • Comer cenoura ralada pela manhã em jejum previne e cura infecções por parasitas no trato intestinal.
  • Comer mamão é bom. Em pessoas saudáveis, pode acontecer de o mamão, quando a pessoa passa tempo sem comer ele e come, ele pode dar uma dor de barriga de leve mas isso é só por causa da alteração na dieta e por suas propriedades, mas ele é bom para melhor a flora intestinal e combater parasitas.
  • Mamão+mel – Fazer em um copo 2 colheres de sopa de suco de mamão em papa, e uma colher de chá de mel e misturar para tomarem jejum pela manhã. Outras entidades de medicamentos caseiros também indicam misturar leite quente com uma colher de óleo de ricino (que é um laxante natural) e tomar depois, mas só o mamão e mel já é eficaz.
  • Farinha de semente de abóbora com água misturado em um copo e beber melhora a expelir vermes do intestino.
  • Acrescente alho e cebola à sua alimentação, mas não deixe ele cozinhar muito se for colocar na comida. Pode perder a eficácia. Coloque 10 minutos antes de tirar do fogo.
  • Adicione orégano à sua comida, macarronada ou pizza, pois ele é um ótimo anti-parasitário por causa da volatilidade do óleo do orégano.
  • Use vinagre de maçã para matar parasitas no intestino (veja vinagre de maçã)
  • Tomar uma colher de óleo de absinto com óleo de azeite misturados para matar os parasitas. Nunca ouviu falar de absinto, veja aqui.
  • Romã mata vermes. Pegue algumas cascas secas de romã e coloque em um copo de água e deixe da noite para o dia. No outro dia beba aquela água que vai estar amarela. Ela é completamente tóxica para os parasitas e saudável para você.

E você? Tem uma dica para melhorar de infecção intestinal ou diarreia?

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 10 de junho - 2014 às 4:12

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.