Cure com remédios caseiros gripes e resfriados, e veja os motivos

Quando a pessoa precisa sair e esquece o guarda chuva em casa, em época de chuva. Toma chuva na rua, e no caminho para casa fica com a roupa molhada no corpo até chegar no lar doce lar. Toma banho e coloca uma roupa seca. Ao dormir, a pessoa já sente a garganta coçando, a dor de cabeça surge e começa a desencadear os primeiros sintomas da gripe. Isso é triste, quem nunca passou por isso?

Vou mostrar aqui como a pessoa pode fazer algumas receitas de remédio caseiro para gripe e resfriados, que são comprovadas para evitar que o sistema imunológico fique suscetível a uma gripe severa, tornando-o mais forte.

virus da gripe e resfriado

Vírus da gripe

Além das receitas, podemos listar os melhores alimentos que podemos consumir para deixar o organismo forte pronto para vencer unma gripe, segundo estudos científicos.

  • Limão
  • Alho
  • Acerola
  • Laranja
  • Eucalipto
  • Hortelã
  • Mel
  • Verduras
  • Extrato de própolis

Gripe e resfriado – Remédio caseiro

Estas são as receitas caseiras principais para fazer com que o organismo fique mais forte para combater a gripe e resfriado. São receitas simples, devidamente selecionadas e bem curtinhas. É só escolher uma e fazer em casa para tomar.

Remédio #1: Primeiro, pegue um punhado de açúcar, coloque na frigideira e coloque bem pouquinha água e misture. Após misturar, ligue o fogo e vá mexendo até que fique um mel (cuidado para não endurecer). Se necessário, coloque mais água. Após engrossar, coloque sumo de limão (coloque antes, se achar melhor) e continue mexendo. Deixe ferver cuidando que não engrosse. Após ficar com aspecto queimado, tire do fogo e deixe esfriar. É só tomar o açúcar queimado com limão. Fica parecendo bala.

Remédio #2: Pegue uma folha da planta de mamão estando ainda verde e deixe secar ao sol. Pegue uma banda de limão e corte em rodelas e após isso, pegue as rodelas e corte em pedaços pequenos. Pegue um dente de alho e também corte em pedacinhos. Misture tudo e faça um chá. Tome 3 vezes por dia uma xícara pequena. Seu organismo vai ficar fortalecido para evitar ou combater a gripe.

Remédio #3: Para curar e tratar gripe, faça a seguinte mistura de ervas: 1 colher de canela em pó, 5 colheres de açúcar, 2 folhas de eucalipto, 1/2 cabeça de alho amassada e 1/2 copo de suco de limão. Coloque tudo em um bule com água (cuidado, se for de café vai ficar o gosto do alho no bule, então seria bom usar uma panela mesmo) deixe ferver e tomar morno.

Depois daquele surto de gripe suína, que teve em 2009, o povo começou a ficar mais alerta para evitar a gripe, pois mesmo sendo a gripe normal (sem ser o vírus Influenza A da Gripe Suína) que acometa o organismo de uma pessoa, ela também pode ser perigosa.

Tem também alguns pequenos cuidados que você pode tomar para evitar a contaminação pelo vírus da gripe:

  • Evitar lugares fechados e sem ventilação.
  • Beber muita água (o pulmão precisa estar sempre úmido para evitar contaminação).
  • Lavar as mãos sempre (a maior parte da contaminação acontece pelas mãos, pois todo usam a mão para espirrar ou tossir e a encosta em todo o canto, então é fácil de contaminar os objetos).
  • Não compartilhar pratos e talheres com outros membros da família, ao sentir os sintomas, para que não passe para elas. Uma pessoa debilitada de saúde, ou com o sistema imunológico fraco pode até morrer por causa de complicações de uma simples gripe. É necessário cuidado.

pevenir-gripe-lavar-maos

Se você começar a sentir, dor de cabeça, calafrios, febre, dor de garganta, espirros, cansaço, mal estar, dor no corpo, tosse ou qualquer um desses sintomas (ou a combinação de alguns deles) já é sinal de gripe.

sintomas-da-gripe

Sintomas da gripe

Também é necessário ter o cuidado de não se automedicar ou recomendar auto-medicação a alguém que esteja com os sintomas. Ao se auto-medicar o organismo pode ficar mais fraco para vencer uma gripe e você pode vir a sofrer mais, caso tome o remédio errado. O melhor a se fazer é procurar um médico, pois ele poderá fazer o diagnóstico para saber se é realmente a gripe Suína (Gripe A) ou se é a gripe comum. Assim ele saberá se precisará receitar o medicamento Tamiflu, que é para gripe suína ou outro.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 8 de julho - 2014 às 3:57

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.