Gargarejo para garganta inflamada

Dor de garganta pode ser causada por infecções causadas por bactérias ou vírus, mas também existem algumas doenças que podem causar isso, e se você tem com frequência, precisa procurar o médico para saber a causa pois pode estar com anemia, organismo fraco, sistema imunológico fraco ou problemas no estômago. Por enquanto que não descobre a causa ou procura um médico, pode ir tratando os sintomas que são nada agradáveis, com remédios caseiros e aqui eu vou te mostrar alguns remédios que funcionam, alguns feitos com plantas medicinais, outros não. Essas receitas da vovó são eficientes, e eu só coloco aqui aquelas que foram testadas, e depois de estudar os benefícios dos ingredientes, coloco só os que funcionam, pode confiar!

Veja as opções de gargarejos e remédios caseiros para garganta inflamada

Garganta inflamada

Vinagre de maçã: É um ótimo antibacteriano e dá pra ser usado para fazer uma loção para garganta inflamada. Coloque em uma xícara de água quente num recipiente com tampa, 1 colher de folhas de sálvia frescas ou secas. Tampe e deixe íngreme (tampada de molho). Coe a mistura e obtenha o chá. Nele coloque uma colher de chá de vinagre de maçã e espere ficar morno. Ainda com ele morno faça gargarejos com isso. Vai ajudar a desinflamar sua garganta. Saiba mais sobre o vinagre de maçã.

Mel: Faça gargarejo com mel. O mel tem propriedades para matar bactérias também e você pode, não usar o mel do jeito que está quando compramos, mas dissolver em água quente e gargarejar a loção morna (3 colheres de chá em uma xícara tá bom). Faça isso três vezes por dia para curar a sua garganta inflamada. Se quiser pode engolir (o que está na boca que já foi gargarejado não porque está sujo, e sim outro gole!) caso você esteja com gripe. Você também pode acrescentar o mel a outras loções porque ele potencializa o efeito.

Gengibre: Também é muito bom porque também tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Você pode pegar um pedaço da raiz e ralar no ralador, pegar uma colher do mesmo sem a casca e colocar em uma xícara com água morna, pode ser até a água com mel porque o mel potencializa o efeito do gengibre depois que as propriedades entram em reação. Faça gargarejo com isso, morno 5 vezes por dia, todos os dias. Garanto que sua garganta daqui a dois dias vai estar boa.

Hortelã-pimenta ou simplesmente o hortelã: É bom para a garganta esta erva mentolada. O hortelã-pimenta, como já falamos aqui, é uma variedade do hortelã mais apimentado, talvez por ser mais forte. Se você não achar ele na sua horta, você pode comprar pela internet mesmo ou na loja de ervas medicinais no mercado central da sua cidade, para fazer o chá. Coloque dois sachês em uma xícara de chá de água quente e deixe por 4 minutos. Faça gargarejos 4 vezes por dia com isso. Se for usar as folhas,use elas desidratadas, 1 colher de chá delas picadas no lugar dos sachês.

E por último eu deixei a mais famosa, mas que não se usa plantas medicinais para fazer e é simples, Água com sal: Ajuda tanto para reduzir o inchaço, assim como ervas fazem, quanto para desinflamar e eliminar as bactérias causadoras. Colocar meia colher de chá de sal dentro de meio copo de água (não precisa ser quente). Faça gargarejos algumas vezes por dia com esta loção, mas não engula que pode ser prejudicial para seu organismo, também não faça muitas vezes por dia e não coloque muito sal para não irritar a mucosa e ficar pior do que já tava.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 10 de junho - 2014 às 4:16

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

2 Comentários

  1. iza abril 10, 2014
  2. Harlei Cursino Vieira novembro 13, 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.