Farinha de casca de maracujá é bom para diabéticos e emagrece

Maracujá é o nome de uma planta que é comum no Brasil mas que existe outras espécies de outros lugares. De cerca de 500 espécies do Maracujá que tem no mundo todo, cerca de 120 são do Brasil.

É útil para ser usado em pacientes com diabete do tipo 2, pois a farinha de casca de maracujá, do tipo amarelo, depois que foi feito um estudo sobre o seu efeito em pacientes com essa doença, em Universidades Federais e estaduais da Paraíba, foi visto um efeito benéfico no organismo. Acontece que o profissionais que realizaram esse estudo pegaram alguns voluntários com diabetes e o acompanhavam enquanto cada um ingeriam 30 gramas de casca de maracujá por dia por dois meses e nisso foi medido antes a taxa de glicose no sangue.

farinha casca maracujá

Farinha de Casca de Maracujá

O resultado foi que houve uma grande diferença entre a glicemia de jejum e a hemoglobina no sangue das pessoas que participaram do teste. O resultado foi mais notável nos homens do que nas mulheres, e também ficou comprovado que a farinha de casca de maracujá tem uma boa ação no organismo para controlar a glicose e diminuir colesterol ruim.

Já segundo outro artigo onde menciona-se a Universidade Federal do Rio de Janeiro, indica que a farinha de casca de maracujá tem nível alto de pectina, que serve para reduzir o nível de colesterol ruim e açúcar no sangue.

Propriedades nutricionais da farinha de casca de maracujá

Ainda pro cima, o Maracujá é rico em ferro, niacina (vitamina B3) e cálcio.

Efeitos e benefícios

Serve para ser usada para beneficiar o sistema nervoso (calmante, depressão, etc), imunológico (de defesa, para prevenir gripes e manter o organismo forte), e endócrino (sistema composto por glândulas que produzem secreção como os testículos, hipófise, pâncreas, etc).

Ao ser adicionada à comida ou suco, e uma vez consumida, a farinha faz uma espécie de gel no estomago o envolvendo promovendo a saciedade da fome, assim como a farinha de chia, retardando a absorção de hidratos de carbono, e por isso é bom para emagrecer.

Foi relatado também que se usada demais, ou até em algumas pessoas mesmo sem usar demais, pode causar dor de barriga e a solução para isso é aumentar a quantidade de água que bebe por dia, ou fracionar para evitar constipação. E também ele pode ter um sabor pouco agradável por ser forte demais e deixar um gosto estranho na boca.

Como usar

Misturar um acolher do pó de maracujá em um copo de água ou de suco para ser tomado antes das refeições.

Referências:

Yellow Passion Fruit Peel Flour Good for Diabetics – Medindia

Effect of the yellow passion fruit peel flour (Passiflora edulis f. flavicarpa deg.) in insulin sensitivity in type 2 diabetes mellitus patients – Nutrition J

PASSION FRUIT PEEL POWDER (Passiflora edulis) – Oca Brazil

public

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 3 de junho - 2014 às 2:49

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.