Como parar de fumar – meu relato

Resolvi escrever este artigo sobre como parar de fumar de uma vez por todas, porque, como sou da administração do site, vi muita gente procurando por como parar de fumar aqui e acredito que posso ajudar alguém de alguma forma. Neste texto vou procurar relatar tudo o que aconteceu comigo até eu conseguir parar de fumar de uma forma sincera, vou procurar desabafar.

Bem o que o povo relata é que eles sentem muito cansaço quando fumantes. Não conseguem dar uma carreirinha que já ficam cansados por causa da situação do pulmão. É verdade, eu sentia isso também.

Quando iniciei no cigarro foi porque eu via muita gente fumando e também via nos filmes e achava muito charmoso, via familiares e resolvi quando tinha meus 16 anos dar uns tragos em um cigarro pra ver como era (não culpo ninguém, a culpa foi toda da minha curiosidade). Depois conheci pessoas que também fumavam, foi o estopim para eu começar a fumar. Fumei meus primeiros cigarros e isso me deixava tonta por causa da carga de nicotina que entrava na minha corrente sanguínea e no mesmo instante subia para o cérebro. Como parar de fumar assim bruscamente faz com que o organismo sinta falta das substância, dava mal estar e náuseas. Depois, por causa do charme e eu queria ser uma pessoa “descolada”, resolvia fumar outra vez e depois isso começou a ficar bom. Comecei a sentir desejos de fumar em diversas horas do dia e eu já me sentia uma viciada em cigarro. Comecei a fumar uma carteira de cigarro por dia e eu era pálida, não ia para a Educação Física do colégio pois me sentia mal, não tinha fôlego para dar uma carreirinha. Meu corpo (eu não sentia) mais fedia a cigarro, pois já conhecia, antes de fumar, pessoas que fumavam e elas ficam o dia inteiro fedendo a cigarro, fedendo a fumaça. Na época não tinha internet popular, ou seja, a vida social era diferente da de hoje. Tínhamos amigos de verdade que se viam mais ao vivo do que pelo telefone ou pela internet.

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Bem o intuito desse artigo é explicar como eu larguei o cigarro e eu vou lhe contar o segredo agora de como parei de fumar:

**SEGREDO DE COMO PARAR DE FUMAR**

Apenas me esqueci do cigarro, tirei ele da cabeça e parei de fumar (aguentei a falta dele por uns dias). Simples.

Mas eu sei que é muito difícil, para eu conseguir isso eu sempre prometia para mim que na próxima segunda-feira iria parar de fumar, mas nunca conseguia. Chegava a segunda-feira e eu continuava fumando. Na época tinha até o disque pare de fumar do ministério da saúde, pois como não internet, o governo fazia propaganda na TV e até nas carteiras de cigarro, para mandar o povo ligar para 0800 703 70 33 (não sei se tem ainda esse disque pare de fumar), mas era uma gravação onde eles diziam o que o cigarro faz de mal à saúde (câncer de pulmão, enfisema pulmonar, etc) e o que acontece de bom caso a pessoa pare (sentiria mais fôlego, a nicotina saía em 15 dias, e para as substâncias saírem do organismo por completo demorava muito, era 15 anos para sair totalmente, que eles diziam).

Bem isso é só as coisas que me lembro.

O cigarro é muito usado pelas pessoas não porque elas são burras em estar se matando de graça (isso tem um pouco de verdade também), mas é porque ele tem seus “benefícios” que podemos deixar entre aspas porque ele faz a pessoa se sentir bem, ele relaxa, deixa a pessoa mais tranquila por causa da falta que sentimos da substancia que não estava no corpo. Diminui também a irritabilidade sentida quando não se tem cigarro. Quando um fumante se acorda e toma o café da manhã, a primeira coisa que faz depois é fumar um cigarro, e nesse primeiro cigarro do dia é o que deixa ele tonto, porque o organismo passou muito mais de 8 horas sem a nicotina e está novo, daí recebe mais e mais no dia.

O principal segredo para se parar de fumar é conseguir virar o dia, desde quando se acorda até à noite, sem o cigarro. Era muito difícil para uma pessoa que fumava (como eu) quase uma carteira por dia, era muito difícil passar um dia inteiro sem fumar, mas eu resolvi passar o dia em casa sem fazer nada já para isso, para evitar de sair e se encontrar com os amigos e dar o primeiro trago. Eu só consegui parar quando eu disse para mim mesma que não ia fumar mais e pronto. As pessoas tem medo do que pode acontecer no corpo, pois dependendo do tempo que fumam, elas tem medo que aconteça uma parada cardíaca, infarto ou coisas do tipo pois o organismo de um fumante quando fica sem cigarro ele se sente muito mal, respiração quente, agoniado, mas o segredo é a pessoa aguentar pelo menos uma semana sem o cigarro, vai ser a pior semana da vida, por que sua consciência, sua cabeça te pede cigarro, seu corpo precisa da nicotina pois passou muito tempo com ela todos os dias e se acostumou, e a pessoa tem que arrumar um jeito de desacostumar o corpo.

Pulmão de fumante / Não-fumante

Pulmão de fumante / Não-fumante

Veja o que pode te ajudar a parar de fumar

Chá de cascas de jatobá

É ótimo para remover resíduos de nicotina que fica nas paredes da traqueia. Além do chá, muita gente toma a seiva para o mesmo tratamento.

Chá de camomila

E qualquer chá é bom para quando a pessoa que estiver em tratamento caseiro para parar de fumar, mas o da camomila ajuda a acalmar naqueles momentos de tensão de quando você estar negando a vontade de fumar.

Chá verde

Atuam no organismo como antioxidantes além de acalmar os nervos, fazendo com que possa ser usado como tratamento psicológico e do organismo (para eliminar nicotina e substâncias químicas).

Chá de canela

Veja esse chá de canela. Ele contém propriedades que fazem a pessoa ficar mais atenta, e aumenta a concentração e pode ser usado por quem está querendo substituir o cigarro, enquanto estiver em crise de abstinência, para aguentar passar as duas piores primeiras semanas sem o cigarro.

Coma muita fruta

Assim como berber muita água, frutas ajudam a hidratar o organismo deixando o pulmão úmido para você conseguir atravessar as duas piores semanas sem o cigarro.

Busque motivação

Isso, busque estar lendo depoimentos de quem parou de fumar para saber para onde você está indo. Procure deixar sempre em mente o que você tem a ganhar se esquecer do cigarro. Sabe-se que o cigarro contém substâncias que causam dependência, mas o que mais influencia é o hábito. Além de você vencer a falta daqueles produtos químicos todos que vai faltar nas próximas semanas no seu organismo, você tem que se livrar do hábito de fumar, do costume.

De acordo com pesquisas científicas, foi estudado em pacientes quais os alimentos e substâncias que fazem o cigarro ficar com o gosto ruim e com o gosto bom na boca ou que é agradável fumar após consumi-los:

Mantenha-se longe de:

  • – Café
  • – Carnes
  • – Bebidas alcoólicas

Esses três itens, ao serem consumidos por fumantes, torna-se agradável fumar um cigarro depois.

Coma/beba mais:

  • – Leite e derivados
  • – Frutas
  • – Legumes e vegetais
  • – Bebidas naturais (sem ser refrigerantes e bebidas gaseificadas)

Esses itens, ao serem consumidos por fumantes, torna-se desagradável fumar um cigarro depois.

Você leu um texto de uma ex-fumante (fumei de 2003 numa data que não lembro, até 19 de agosto de 2006) que conseguiu largar o cigarro sem nunca ter procurado saber como parar de fumar, parou por conta própria mesmo. É difícil nas primeiras semanas largar o cigarro, mas é só quando a vontade vir você negar , que ela vai embora e você esquece. É como uma progressão geométrica. A vontade veio agora, ela passa, ela virá depois de 5 minutos, aquela fissura, e se você negar ela passa. Depois ela passa e vir de hora em hora. E assim vai, até depois de duas semanas sem cigarro ela não virá mais e você se esquece. É só negar o desejo de fumar e tentar se esquecer disso.

Se gostou do texto, fique a vontade para comentar via comentário do Facebook ou pelo do site, ali abaixo, para que seu comentário possa ajudar algumas das milhares de pessoas que passam por aqui. Lol

Como parar de fumar

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Última atualização: 3 de junho - 2014 às 12:20

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5 Comentários

  1. maria aparecida da silva setembro 28, 2013
  2. JOSÉ ARGENON ALVES DE SOUZA maio 6, 2014
  3. JOSÉ ARGENON ALVES DE SOUZA maio 6, 2014
  4. SERGIO outubro 25, 2016

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