Chá de Alecrim para evitar Jet Lag segundo tradição asiática

Quem nunca sofreu de Jet Lag quando viajou para longe para fora do Brasil? Isso acontece principalmente quando vamos pra o lado do Leste ou Oeste do Globo, podemos sofrer Jet lag por causa da mudança brusca de horário (viajando lá pra cima não muda muito). Essa condição acontece mais quando fazemos uma viagem intercontinental e o nosso corpo que está funcionando acompanhando um horário pode ficar confuso quando chega em outro mais avançado. Dormimos à noite por que a escuridão ajuda e o nosso corpo já entende que é hora de dormir quando anoitece (através de uma área no Hipotálamo, localizado em uma área do cérebro), logo de manhã acordamos pois a claridade faz com que despertemos.

Mas o que acontece por exemplo, quando de manhãzinha (começando de 0:00h da madrugada, o horário que você começa a dormir) você viajar 24 horas de avião para outro continente, (vai dormir oito horas e passar as dezesseis horas restantes acordado nessa viagem, como em um dia normal e chegar no lugar de 0h do outro dia), o seu corpo vai achar, pelo costume e pelos fatores ambientais do locais que você vivia, que é hora de dormir, ou seja, no seu relógio biológico e na sua cidade que você saiu vai ser 0:00 da madrugada, mas no lugar que você chegar é 12:00 (meio dia). Logo quando você sair do avião, com sono querendo chegar ao hotel no sol quente, pode ocorrer no seu corpo o que se chama de Jet Lag, que apresenta algumas alterações peculiares no apetite, sono, humor, fadiga também tonturas, dificuldade em tarefas de desempenho cognitivo como guardar informações na memória, diarreia e constipação.

jet lag

Muitas pessoas usam os energéticos, que energizam o corpo, para que a pessoa se recupere até o organismo voltar ao ciclo normal para acompanhar os fatores ambientais do local em que você está, porém, essa não é uma alternativa saudável. O melhor a se fazer é consumir ervas que ajudam o organismo. Lá na Ásia eles conhecem muito sobre isso, Jet Lag, talvez por lá ter muitas pessoas chegando do Ocidente com esses sintomas, tanto que o criador da Marca RedBul criou o energético para curar a sua Jet Lag quando viajou para a Tailândia – Ásia. De acordo com a medicina tradicional na China, é bom a pessoa começar a consumir alimentos ricos em vitamina B, como brócolis, banana, beterraba, morango, levêdo de cerveja, ovos, feijão. Depois chegar no Hotel ou mesmo antes de viajar, tomar banho morno antes da hora de dormir e tomar chá de alecrim, um chá morno 2 horas antes de dormir. Pode começar a fazer isso antes mesmo de viajar para evitar que os sintomas apareçam quando estiver lá.

O chá de alecrim ou sua tintura

Chá: Esse chá pode ficar com o sabor um pouco desagradável, mas isso é normal, se quiser deixar ele melhor de se tomar é só acrescentar mais água pra ficar mais fraco. Tomar 1 xícara depois das refeições, ajuda na digestão, mas pode tomar também para aliviar dor de cabeça quando ela aparecer, ou até mesmo para evitar.

Tintura: Tome 50 gotas da tintura feita com folhas e flores da planta diluída em água, se quiser obter um efeito maior para tratar mais precisamente esgotamento mental, e crise nervosa.

Evite também comida de difícil digestão, comidas pesadas, feijoadas, comidas gordurosas, produtos apimentados demais e álcool.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 16 de junho - 2014 às 9:21

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Um comentário

  1. fernanda agosto 9, 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.