Chás que acabam com Estresse – pesquisa científica

Teve um médico de fora do Brasil, Hans Selye, que fez um trabalho de pesquisa sobre o Stress, ou como chamamos aqui Estresse, estudando como ele acontece no nosso corpo e estive analisando alguma literatura sobre isso, para aprender mais sobre como podemos usar remédios caseiros para acabar ou amenizar com efeitos do estresse no organismo. Nós não podemos evitar o estresse ao longo da nossa vida, é certo que uma pessoa ou outra vai um dia ter alguma temporada de irritação causada por fatores do organismo ou por fatores do dia a dia, mas a pessoa, quando está nessa crise pode, consumir alguns alimentos que amenizam o efeito do estresse e evitar dele aparecer, e é mais usada nesse tratamento caseiro, ervas que tem poderes calmantes e sedativos (mais fortes).

Veja as principais ervas que ele citou, para acabar com estresse e irritação:

Camomila: Tomar da tintura para ter efeito potencializado. Fazer o chá com as flores, colocando em uma xícara de água fervente, algumas flores secas, e tomar 3 vezes por dia.

Tília: Fazer um chá de flores de tília e tomar 1 xícara 3 vezes por dia.

Betônica: Fazer um chá com 8 gramas das folhas secas da betônica, em meio litro de água fervente. Deixar íngreme, assim que sai a água do fogo, colocar as ervas e tampar. Depois coar e adoçar com mel para beber morno.

Erva cidreira: Faça um chá com as folhas frescas ou secas, ou misturadas. Fazer com as folhas frescas deixa o chá mais forte e com o efeito potencializado.

Lavanda: Faça um chá com as flores da lavanda para tomar três vezes por dia, uma xícara pequena.

Escutelária: Chá com uma colher de erva seca para cada xícara. Ou faça em um litro de água numa jarra, usando três talos da planta. Tomar no final do dia de trabalho.

Valeriana: Deixar íngreme, ou seja, esquentar água, e quando ferver colocar raízes e caules da Valeriana secas na água (na quantidade de uma xícara) e deixar tampado, abafado por alguns minutos, até as propriedades da planta passarem para a água que não leva mais de 4 minutos. Coar e tomar três vezes por dia. Serve muito bem para depois de dias pesados de trabalhos estressantes.

Trevo Amarelo: Fazer um chá com as partes aéreas da planta – folhas ou talos – e tomar meia xícara de chá 3 vezes por dia.

Raiva e Estresse

Ele ainda diz que não é para a pessoa tomar todas de uma vez, mas sim escolher uma ou duas para se tratar por determinado período, podendo mudar. Pode ser usadas tanto para amenizar estresse quanto para evitar que ele apareça e com o consumo frequente, vai gradualmente mostrando os benefícios. Ele diz que para pessoas que estão com crises, tem que tomar 3 vezes por dia um chá com esse efeito (mas procure saber sobre cada erva para não exagerar) e tomar uma dose mais forte antes de dormir, para no outro dia passar bem calmo. Para evitar basta uma xícara por dia. A dica é procurar tomar chás calmantes e sedativos para evitar e acabar com o estresse, e chás ou tinturas antiespasmódicos no meio do dia para ajudar. Evitar comer comidas pesadas, não comer besteiras entre as refeições.

Para distúrbios do sono, tomar um banho antes de ir para a cama e tomar um chá de flor de maracujá.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 6 de junho - 2014 às 2:31

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Um comentário

  1. eugenia agosto 24, 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.