3 compressas boas para eliminar conjuntivite com chás

Todo mundo está suscetível a uma conjuntivite, que consiste em uma inflamação nos olhos que passa de pessoa para pessoa, e está mais associada a tempos chuvosos, onde as pessoas se aglomeram em locais fechados e acabam pegando a conjuntivite e levando para suas casas e contagiando seus familiares. Para tratar a conjuntivite, vamos analisar algumas ervas que ajudam a aliviar os sintomas e faz com que ela vá embora mais rápido.

Mulher aplicando compressa na conjuntivite

Chá de Eufrásia

Existe uma erva chamada Eufrásia que pode ser benéfica para a conjuntivite e que pode ser usada em forma de chá como uma compressa fria para passar nos olhos. Porém, fique atento para deixar a infusão limpa para que ela não irrite demais o seu olhos com sujeiras ou se você colocar muita erva nesse colírio natural ele ficar irritante. Aforma certa de fazer o colírio de eufrásia para conjuntivite é uma colher das ervas secas em 1 xícara e meia de água fervente e deixar por dez minutos para as propriedades passarem para a água e você usar no seu olho. Antes de usar coe com uma peneira fina, de preferência daquela de café para tirar todos os resquícios de erva do chá, pode ser um pano de algodão também. Depois espere esfriar, molhe um algodão esterilizado comprado em farmácia e aplique compressa sobre os olhos.

Caso você esteja com medo de fazer esse chá, pode comprarem farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais o colírio de eufrásia já preparado para você usar nos olhos.

Chá de Sabugueiro

Outra erva boa para conjuntivite é o sabugueiro, particularmente as flores são usadas para fazer uma infusão usando 25 gramas da erva fervendo em fogo brando por 5 minutos em meio litro de água. Depois de desligar o fogo, coloque a infusão de molho por mais dez e coe com papel de cafeteira também para que filtre tudo e não deixe nada da erva. Ela pode ser usada fria como compressa ou lavagem ocular para eliminar a inflamação dos olhos.

Chá de Camomila

A terceira e última receita boa para conjuntivite é as flores de camomila, também para fazer lavagem ocular com a infusão, mas há um jeito de preparar também para que ela venha fazer efeito, é só pegar 10 gramas da erva, colocar em dois copos de água fria, tampar e levar ao fogo. Assim que ferver, remova do fogo e deixe íngreme (abafado) com a tampa ainda por 20 minutos e também filtre com pano limpo ou papel de cafeteira, para eliminar as impurezas e separar a erva da água. É só passar nos olhos com algodão.

Depois de todo o tratamento, quando você notar que ela já está saindo ao longo da semana, continue lavando sempre os olhos com água limpa para ficar retirando as bactérias que nós não vemos.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 12 de junho - 2014 às 6:20

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.