Celidônia é remédio caseiro para colesterol alto

Livro Guia de Plantas Medicinais

Existe duas plantas que vamos abordar aqui suas informações para que não haja erro na hora de fazer essa maravilhosa tintura que regula os níveis de colesterol. A planta que usaremos é a Erva Celidônia verdadeira, a que dá um látex amarelo. Esse leite é usado bastante para curar verrugas (ver aveloz que também cura) há muito tempo, com aplicação direta em verrugas e calos. Outro uso dessa planta é para fazer a maceração (deixar de molho uma folha em uma xícara de água da noite para o dia e coar para tomar no outro dia) para curar as doenças pelas quais a planta é eficaz (aqui você encontra tudo sobre a Celidônia verdadeira). Mas é com a tintura que usa-se misturando uma colher dela com água para beber para regular os níveis de colesterol  no organismo. Antes de fazermos o remédio caseiro vamos fazer uma rápida explanação sobre as duas plantas para que não haja erro na hor.

Celidônia falsa (Trixis divaricata)

Também conhecida por erva de mulher, erva andorinha, raiz de cobra, etc. essa planta é bem diferente da nossa celidônia verdadeira. Ela, diferente da outra, é arbustiva, cresce mais, é bem ramificada e pode chegar até 2,5 metros. As folhas na parte decima tem uma textura grossa e na parte de baixo é aveludada com penugem que se torna prateada. Já as flores brotam brancas e são bem pequenas. Ela não jorra o látex (leite) quando ferida no caule, e seus usos são mais como anti-inflamatória e emenagoga. Essas propriedades possibilitam o uso da planta para problemas menstruais, do útero, até cura hemorragia uterina. Por causa do efeito anti-inflamatorio, as pessoas usam o chá fraco das hastes e as folhas para aplicar no olho com gaze (fechado) para conjuntivite. Outro benefícios dela é para curar úlceras. No Brasil ela émais encontrada no Sudeste, e em Minas gerais.

Celidônia verdadeira (Chelidonium majus)

Além de Celidônia, essa espécie é conhecida também como Erva de verruga, Figol, Papoula das andorinhas, etc. Diferente da outra, esta é uma planta herbácea, e não arbustiva e cresce não mais que 70 cm. As flores são amarelas e as folhas são serrilhadas nas bordas, contendo 5 folíolos. Ela age como diurética, circulatória, depurativa do sangue, laxante dentre outros benefícios. Muito usada para combater males do fígado como pedra na vesícula biliar, artrite, agindo também combatendo úlceras. Mas o melhor é que controla baixa o colesterol alto, se tomado a tintura que é mais forte. Como essas ervas são estimulantes do útero, mulheres grávidas não podem tomar. No Brasil ela está naturalmente em locais de altitude no sul mas é nativa de regiões do mediterrâneo (Europa).

chelidonium majus colesterol

Tintura de celidônia para colesterol alto

Remédio caseiro para colesterol alto com a tintura de celidônia

A tintura para colesterol é feita colocando em 2 copos de álcool a 70%, 6 colheres de erva seca ou fresca, tanto faz, e deixando tampado em local escuro (para os raios solares não afetarem no princípio ativo) por 5 dias. Depois é so coar. Para tomar, colocar 1 colherem 1 copo de água, mexer e beber a água antes das principais refeições, meia hora antes.

Livro Guia de Plantas Medicinais

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 9 de outubro - 2015 às 6:20

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.