Carqueja limpa o sangue e faz bem ao fígado prevenindo doenças

Carqueja é uma planta bem exótica e pode ser usada para obter vários benefícios para a saúde. Dá logo para conhecer a planta de longe pois ela tem aspecto duro e suas folhas são laminadas ao longo do caule, nem parece folha.

Principais usos da carqueja para prevenir doenças

  • Impotência sexual – Age contra impotência sexual pois ela tem propriedades tônicas e revigorantes.
  • Febre – Seus componentes ajudam a baixar febre, podendo tomar sem ter preocupações de ter efeitos colaterais.
  • Preguiça – Ela é tônica para o organismo e serve para dar uma chacoalhada na pessoa, porém, não se engane, uma doença séria pode provocar preguiça e a pessoa pode ir ignorando e a doença piorando, não negligencie. Procure logo um médico.
  • Azia e má digestão – Como ela tem propriedades anti-ulcerativas, ela pode ser usada para combater os sintomas de azia e má digestão pois ela age alterando os efeitos do suco gástrico.
  • Pedra na vesícula – Tem ação direto na vesícula biliar e fígado para curar problemas relativos a isso.
  • Diabetes – Pode ser tomada como intuito de baixar níveis incomuns de açúcar no sangue sendo umas de suas mais procuras no mercado medicinal.

É uma planta que é usada desde a época da colonização pois mesmo os indígenas das regiões do Sul já usavam quando os Portugueses chegaram. Porém se consolidou como uma planta medicinal poderosa depois que foi feito o estudo em 1931 que indicou que ela curava impotência sexual e esterilidade feminina por causa das propriedades tônicas, e também as propriedades febrífugas e estomáquicas, a partir daí foi mais estudada.

Para usar se faz um chá com as folhas da Carqueja, geralmente a pessoa compra no supermercado ou nas feiras, a planta já pronta para o consumo guardada em bisnagas ou sachês para mergulhar na água fervente.

  1. Coloque uma colher da erva seca picada em uma xícara de chá
  2. Coloque a água fervente por cima
  3. Tampe e deixe amornar
  4. Coe e beba ele ainda morno.

De preferência tomar antes de cada refeição, 30 minutos, para também aproveitar os benefícios na digestão a partir do estômago e fazer com que o organismo absorva melhor os componentes.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 1 de agosto - 2014 às 6:53

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.