Caimbra muscular – Tratamento caseiro e dicas para evitar

Câimbras musculares são aquelas contrações que acontecem em determinada parte de um músculo (geralmente na coxa ou na batata da perna) e que quando acontece, dói muito, a ponto de deixar a pessoa sem andar por um tempo. Elas são involuntárias então pode acontecer a qualquer momento. Geralmente aparece em pessoas que passam muito tempo sem fazer exercícios físicos, e o músculo fica “atrofiado” e quando faz um exercício físico intenso ou aquando a pessoa acorda e se estica o corpo e as pernas, o músculo pode “dar um nó” gerando uma dor intensa que até quando estamos deitado sentimos incomodados. O perigo de acontecer uma câimbras é quando estamos dentro do mar ou da piscina. A dor é tão intensa que corremos o risco de se afogar sem conseguir nadar ou ficar de pé. A melhor coisa a se fazer é fazer exercícios físicos regularmente para deixar os músculos sempre esticados. Mas tem algumas receitas que podem ajudar as pessoas que estão na hora do sofrimento, para fazer com que passe logo.

caimbra muscular

Caimbra muscular

Receita 1: Friccionar o local afetado com limão.
Receita 2: Faça uma loção de arruda com álcool. Coloque um punhado de arruda em um vidro com álcool e deixe por alguns dias. Assim que começar a contração dos músculos, passe no local massageando. Isso ajudará a dor passar.
Receita 3: Coloque seu pé dentro de uma bacia de água morna. Isso ajudará na circulação sanguínea, deixando o corpo aquecido e melhorando a musculatura.
Receita 4: Tome comprimidos de levêdo de cerveja para evitar que isso aconteça. Tome 3 vezes por dia.
Receita 5: Tome chá de folhas de pinha por alguns dias. No máximo 4 copos por dia.
Também tem algumas crenças de pessoas como se colocar um ímã debaixo do travesseiro, evita de acontecer as câimbras. Ou colocar no corpo um saco de enxofre por algumas horas, passa alguma energia para o corpo que evita as câimbras. Mas isso é crença,não há estudos científicos que comprovem a eficácia desses dois tratamentos.

caimbras na panturrilha

Caimbra na panturrilha

 

Algumas ervas também ajudam no combate à câimbra muscular: Angélica, folhas de laranja, agrião, erva cidreira (melissa), alfazema e camomila.

É terrível essa dor. Eu já tive algumas vezes quando me acordei e me estiquei. Senti minha musculatura da panturrilha dar um nós, ficou um caroço e deu muita dor. Mas tive que esperar para ficar boa. Depois ficou dolorido no local aí fui procurar algumas receitas em alguns livros.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 3 de junho - 2014 às 12:12

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.