Bicho de pé – O que é? Como tratar com remédio caseiro

Quem mora na roça, em sítios, no interior principalmente, onde tem muitos chiqueiros, criação de galinhas, porcos, cachorro e outros animais já deve conhecer a pulga que causa o bicho de pé e já deve ser infeccionado com o parasita. É causada por uma pulga avermelhada da espécie Tunga penetrans. Geralmente é a fêmea que penetra na pele do homem que anda descalço pelos arredores, mas também atinge os animais, principalmente porcos com sua pele fina. Esta pulga é bastante resistente, sendo encontrada até em terrenos arenosos de areia quente como em praias, mas é mais comum em terra.

tunga penetrans ufrgs

O parasita Tunga penetrans responsável pelo bicho do pé

Como o parasita do Bicho de pé age na pele

Uma vez penetrada na pele, a pulga encontra um abrigo isolando uma parte para servir como casa, para colocar seus ovos e fica se alimentando do sangue. Isso gera dor ou coceira no local e pode removida com um alfinete ou agulha esterilizado.

pé parasitado pelo bicho de pé

Pé parasitado pelo bicho de pé

Como remover o bicho de pé da pele com ajuda de uma agulha esterilizada

No interior as pessoas costumam usar até espinho de laranjeira para remover, mas é melhor retirar com a agulha ou alfinete. Ela precisa estar esterilizado porque, na hora de furar e apertar, pode furar na carne ao redor e doer atingindo a circulação sanguínea e se o alfinete estiver infectado com algum vírus ou bactérias, pode acontecer infecção. Fura-se com cuidado (para não pegar na carne viva) o local onde o bicho de pé está e com a ponta da agulha, abre-se para depois e espremer com as duas mãos até sair. Vai ficar um abcesso como um buraco, e deve ser higienizado com remédios específicos, aqueles usados em feridas e fazer um curativo para sarar. Especialistas falam até em vacinas contra tétano após o procedimento.

Controle da praga que causa o bicho de pé no terreno

Se o seu terreno estiver com uma infestação dessa praga, é bom chamar uma dedetizadora especializada para fazer o controle ou comprar o próprio spray para passar. Retirar a sujeira e deixar a área livre para a circulação e vento melhorar no local, ajuda também para o controle da praga. Ao limpar, pegar o ciscador (ferramenta para horta) e passar para revolver a terra, principalmente de dia que é bom para que as larvas sejam mortas pelo sol e abafamento.

chiqueiro de porco

Chiqueiro de porcos – Foto: Reprodução

Remédios caseiros para tratar bicho de pé

  • Essência de própolis – Em casas especializadas de essências naturais, feitas com as partes utilizadas de plantas medicinais, pode-se comprar a essência do própolis. Ele pode ser aplicado diretamente, mesmo antes de furar com a agulha.
  • Erva tostão (Boerhavia hirsuta) – Planta comum de terrenos baldios, lavouras e áreas abertas. Fazer um cataplasma, com as raízes. Moer e fazer uma papa com elas, para ferver e aplicar no bicho de pé.
  • Abricó do Pará (Mammea americana) – A folha do Abricó do Pará, planta muito conhecida na Região Norte do Brasil, pode ser usada para fazer uma infusão e ser aplicada na pele, principalmente nos pés, antes de andar descalço ou calçado pelo terreno, pois tem propriedades inseticidas e repelentes. Pode também ser borrifada no terreiro. A resina, as folhas e raízes, podem ser aplicadas no bicho de pé.

Conclusão

Após o tratamento, você pode escolher uma planta anti-inflamatória e fazer um chá (caso possa tomar chá dela) para agir internamente e não infeccionar o local.

Sobre 

Faz Ciências Biológicas na UFPB - Criador do livro Guia de Plantas
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 22 de junho - 2015 às 5:01

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.