Benefícios do azeite de oliva

O azeite de oliva é um óleo cosmopolita, sendo extraído da azeitona (fruto da oliveira). Desde os tempos mais primórdios é item essencial na dieta humana, tendo seu consumo em grande escala datado para entre os séculos 14 e 16 A.C., ou seja, já estava presente nas sociedades mais rústicas, como os fenícios.
O azeite de oliva é essencial para uma dieta saudável, sendo muito mais nutritivo que o óleo de soja e já tendo servindo como base para sociedades como as mediterrâneas, que juntavam azeite de oliva com peixes e vegetais, ou seja, era um povo muito saudável e com pouca incidência de doenças (tanto infecciosas como crônicas).

Benefícios do azeite de oliva

O azeite de oliva tem muitos benefícios para a saúde, podendo ser listado em: Agente antioxidante, analgésico, proteção contra osteoporose, proteção cerebral, anestesiante crônico e prevenção contra o câncer.
Agente antioxidante: A ação antioxidante do azeite de oliva é muito interessante, onde o óleo consegue causar uma boa renovação das células e ajuda na nutrição. Este efeito antioxidante é um dos responsáveis também por outras qualidades do azeite de oliva, como a prevenção ao câncer e proteção ao cérebro, duas características que colocam este óleo ainda mais no topo da tabela de mais saudáveis.
Em outro artigo abordamos o assunto dos esfoliantes, portanto vale ressaltar o azeite de oliva como uma boa substância que ajuda na renovação da pele humana e com isso aumenta o efeito de esfoliantes (efeito natural).
Proteção do cérebro: uma boa característica (também resultado do efeito antioxidante) é a proteção do cérebro, que fica mais resistente a problema de saúde como derrames, que afetam as artérias presentes no cérebro humano.
O azeite de oliva também é recomendado para pessoas com problemas de atenção, tendo como um dos seus atributos o aprimoramento de sentidos cognitivos.
Com todas essas vantagens em seu consumo, com toda a certeza o azeite de oliva deve ser incluído na dieta diária da sociedade. Porém não deve ser consumido em grandes quantidades, pois tudo que é utilizado no exagero pode causar problemas.
Numa dieta balanceada, este óleo é essencial e combina com os mais diversos pratos, podendo ir desde tempero de saladas até item essencial na preparação de carnes.
Para pessoas que desejam emagrecer, o consumo de azeite de oliva deve ser em porções menores, pois tem grande quantidade de calorias e com isso, causa ganho de peso quando consumido em grande quantidade.

Última atualização: 1 de agosto - 2014 às 7:22

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.