Batata doce previne doenças como cegueira e desnutrição

A batata-doce é uma planta que é originária de toda a América, porém mais usada em países tropicais, muito usada como fonte de alimento pois é rica em amido e diversas substâncias que fazem bem podendo ser até comparada à cenoura com sua ação no organismo que ajuda a prevenir doenças como cegueira, fato muito comum em crianças subnutridas do Nordeste Brasileiro, em áreas do sertão, onde não tem muita água.

Pode ser consumida adicionada em ensopados ou sopas, porém as pessoas tendem a cozinhar a raiz da batata-doce com casca e tudo, após ela ficar mole, descascar e colocar já no prato com carne, podendo ser guizada ou assada. Parte com a colher mistura e come, não se esquecendo de adicionar o óleo ou graxa por cima e depois toma-se com café.

Como alimento ela é utilizada por pessoas que malham para repor energia no corpo para que possam dar início as suas atividades que usam a força, porém não muito apreciada por fazer com que se produza na digestão muitas gases. Essa raiz comestível é de aspecto mole (pois é consumida cozida) no que se torna fácil de digerir facilitando o processo de absorção de nutrientes.

Existe 4 tipos de batatas, as de cascas brancas com miolo branco, as amarelas com cascas amareladas e miolo amarelo-avermelhado, as vermelhas com cascas vermelhas e miolo branco-acinzentado, e a roxa com casca roxa e miolo arroxeada. Elas tem praticamente o mesmo sabor, mas a mais apreciada na alimentação são as roxas e amarela (essa última por ser rica em beta-caroteno e vitamina A).
Ela também tem propriedades emoliente que fazem com que a pele da pessoa que come amoleça a longo prazo, boa para ser usada por quem tem problemas de ressecamento de pele, ou quem passa muito tempo no ar-condicionado, condição que faz aparecer ressecamento nas juntas e extremidades do corpo como joelhos, cotovelos, pés, etc.

batata doce branca

Batata doce branca

Batata doce vermelha

Batata doce vermelha

Batata doce Roxa

Batata doce Roxa

Não é só consumida como alimento, mas ela também tem outros usos medicinais para obter seus benefícios, e o que mais se usa para isso são também as folhas que tem propriedades galactagogas aumentando a produção de leite materno, quando é feito o chá e tomado. As folhas também são usadas como forragem em animais.

A batata-doce que tem propriedades semelhantes a da cenoura é a amarela (as que tem miolo com cor amarelada) que é rica em Vitamina A, beta-caroteno.

 

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 1 de agosto - 2014 às 7:24

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.