Evitando arrotos e curando gases estomacais – remédio caseiro

Os Arrotos (conhecido também como aerofagia ou meteorismo) aparecem com muita frequência quando comemos muito nas refeições, mas existe algumas peculiaridades no ato de se alimentar que fazem com que uma pessoa passe a arrotar mais. Para evitar, a pessoa primeiro de tudo deve evitar de tomar água ou suco junto das refeições. É sagrado aqui no Brasil as pessoas serem educadas assim desde pequenos, aprendendo mesmo em casa a almoçar tomando líquidos como suco ou refrigerante um gole após cada duas colheradas, por exemplo, e isso é uma prática que aumenta a entrada de ar para o estômago. Para evitar é só guardar o suco para depois da refeição. Outra dica é você mastigar bem os alimentos antes de engolir pois fica bem mais fácil de descer só o bolo alimentar em vez de ir pedaços grandes junto com vento, a comida aerada.

arroto estômago

Ar que sobe do estômago

Outra condição mais que até fica difícil de evitar é a formação de gases já no estômago que provocam arrotos quando a pessoa come e mesmo tomando os cuidados para não engolir ar junto com a comida, o alimento já forma gases no estômago e provoca também arrotos. Aumenta quando combinamos certos tipos de alimentos, ou comemos algum alimento que fermenta muito como feijão, ervilha, lentilha e esses legumes que são ricos em proteína vegetal.

Outra coisa que produz muitos gases estomacais é tomar muito leite durante o dia, principalmente se o o leite for feito com leite em pó ele provoca mais gases, é bom substituir por um leite de caixa que já vem pronto pra beber, e também considere em tomar só um copo de leite por dia.

Existe um remédio caseiro para diminuir esses sintomas mesmo se você já comeu essas comidas ou come com frequência, ou ainda vai comer e quer diminuir a produção de gases estomacais, é o que vamos mostrar agora.

Faça este remédio caseiro para evitar o desconforto dos arrotos e gases estomacais

sementes de mamão

Sementes de mamão

  • Sementes de MAMÃO elas estando frescas
  • 1 xícara da erva POEJO (ou hortelã ou manjericão, você escolhe o que estiver disponível, todos os três são bons para combinar com as sementes de mamão)
  • 1 litro de água

Como fazer

  1. – Escolha a erva, coloque-as numa xícara e pique bem. (pode misturar as 3 ou 2 das ervas para encher somente uma xícara delas.)
  2. – Ferver por 2 minutos tudo misturado, a meia xícara de semente de mamão e a xícara de ervas.
  3. -Coe adoce e beba 1 xícara após as refeições.

Se não gosta dessa receita, beba pelo menos mais chá de erva doce que é uma bebida muito conhecida por ser carminativa, ou seja, fazer bem ao intestino fazendo ele trabalhar melhor mesmo assim que desce o esôfago, a partir do estômago.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 7 de julho - 2014 às 18:05

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.