Arnica previne trombose em pancadas

Arnica é uma planta que se faz um gel que é usado para compressas e aplicações diretas em pancadas e contusões, bem como arranhões já cicatrizando. Pensa-se que ele faz bem apenas por ser um gel frio aplicado no local que a frieza vai melhorar a pancada, mas a planta também tem propriedades que entram pelos poros fazendo com que ele desinche rápido, acabe com o roxo no local e cicatrize mais rápido.

arnica gel

Arnica gel

Ainda não tem muitos estudos sobre esta planta, mas aqui no Brasil a variedade dela usada é a Solidago chilensis, e é semelhante à da Europa Arnica montana, apesar de não ser melhor, tem quase os mesmos efeitos.

Me lembro de uma vez numa aula de educação física na escola, estávamos brincando de futebol quando um colega caiu e bateu a cabeça no chão, arrancando parte da pele e saindo sangue. Questão de minutos chega o professor com uma garrafa de arnica para aplicar no local, (que na verdade é pra ser usada em contusões não ferimentos), abre a garrafa e despeja no ferimento aberto, no que é um erro que pode até ser tóxico ao organismo o uso interno dela. É para ser usada apenas em contusões, colocando em um algodão um pouco do gel de arnica e passando no local, ou em ferimentos já quase cicatrizando.

Tem outro nosso conhecido da família que o irmão dele jogava futebol e quando levava um chute na canela (parte da frente da panturrilha da perna) ficava roxo e inchava por causa dapancada e atrito do osso coma carne. Eles costumavam passar arnica em um algodão e passar no local todo dia e sarava bem rápido. Mesmo em pancadas fechadas onde o sangue só coagula, é bom passar para sarar mais rápido.

Você, se quiser, também pode fazer um chá (sem ferver) com a arnica para passar no local, fazendo uma maceração (deixar as rizomas da planta com as folhas de molho em água para aproveitar a água) ou a tintura (fazendo isso com vodka ou bebida alcoólica de cereais, ou álcool de cereais).

Existe outros usos da arnica que não convém discutir aqui, como seu uso na apicultura, para colocar perto de cultivo de abelhas ajudando ela com o néctar de suas flores amarelas que tanto chamam atenção. É uma planta também muito cultivada em hortas no Brasil.

Planta Arnica

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 1 de agosto - 2014 às 7:24

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.