Arnica é anti-inflamatória porque seus componentes penetram a pele

Livro Guia de Plantas Medicinais

A planta Arnica de nome científico Arnica montana é uma planta que pertence à família das Asteraceae, a mesma família do Girassol, e é utilizada como medicamento fitoterápico principalmente para aplicação tópica contra danos na pele com inflamação. Essa planta é uma espécie brasileira que também é conhecida como anti-inflamatória (há outra espécie também conhecida como “Arnica” a Lychnophora ericoides que apesar de ser de outra espécie, possui efeitos similares). A aplicação é feita por atletas em contusões, distensões musculares, câimbras, edemas por pancadas, dores causadas pelo edema ou pancadas, cicatrização de feridas, inflamação em mucosas etc. com o fim de obter alívio da dor, e desinflamação. O uso popular com seus resultados satisfatórios fez com que diversos grupos de cientistas realizassem testes com a planta em ratos e os resultados foram bem positivos.

A planta Arnica é dotada de princípios ativos como as lactonas sesquiterpênicas que são arnicolide, helenalina e dihidrohelenalina. Estes são os principais que fazem com que a planta tenha esse efeito anti-inflamatório quando usado pela população como remédio caseiro em seus ferimentos. Essa atividade da planta já foi comprovada em testes. Há também os flavonoides como quercetina e derivados como quercetina-3-mono-glicosídeo e quercetina-3-glicogalacturônico. Também há álcoois em sua composição como arnidiol, arnilenediol e isoarnilenediol. Há outros mais comuns como carotenoides de pigmentos, óleos essenciais da planta, ácidos como o ácido fenilcarboxílico, mas os principais são aqueles que tem uma atividade anti-inflamatória maior, como as lactonas, graças a sua capacidade de penetrar a pele.

O produto aplicado na pele contém esses vários componentes e principalmente as lactonas sesquiterpênicas penetram a pele e faz com que o ferimento se cure mais depressa.

Livro Guia de Plantas Medicinais

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 12 de março - 2017 às 17:11

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.