Aliviar dor de cabeça constante com chás e ervas

Conheça os quatro tipos de dores de cabeça mais comuns nas pessoas e saiba o que fazer para curar desse mal usando soluções caseiras e fáceis de encontrar.

Você que toma remédios com frequência para dor de cabeça, talvez esteja na hora e largar esses produtos químicos e adotar um estilo de vida mais saudável, com o intuito de viver mais. Por isso, vim aqui listar os melhores chás e ervas para aliviar dor de cabeça e relaxar o corpo sem danificar outros órgãos por abuso deles, para que você tenha uma expectativa de vida maior. Mas primeiro vamos aprender mais sobre ela.

Se for procurar o que a ciência diz sobre dor de cabeça, ela lista 5 tipos que são

Dores de cabeça de um só lado: Essa é a pior de todas e como a ciência diz, não há cura. Ele acomete mais homens do que mulheres, e geralmente deixa o “olho morto” e nariz com coriza, particularmente no lado da cabeça que está ocorrendo a dor. Acredita-se que possa ser genético (de família), esse problema.

Dor de cabeça tensional: Essa é a dor mais comum, causada por tensão e pressão nos músculos que circundam o pescoço e também por estresse e irritação. Por exemplo, quando a pessoa está em um ônibus lotado todo desconfortável, que chega em casa com dor de cabeça, tem grandes chances de ser por causa disso que ela veio. É só uma dor de cabeça leve e que passa rápido, bastando a pessoa se alimentar direito e relaxar com chás pra ela passar.

Enxaqueca crônica: Dores de cabeça constantes, que podem durar de 4 a 72 horas, que é frequente nas pessoas que tem e que quando vêm, deixa elas sensíveis à claridade, causando também distorções na visão, embaçamento, e é uma dor que pode ser muito forte.

Dores causadas por abstinência: É verdade que os próprios remédios para dor de cabeça podem viciar uma pessoa. A pessoa pode ter crises de abstinência quando deixa de tomar, pode ter uma dor de cabeça mais forte, por causa do organismo que sente falta da substância que era frequente ali. Há também comprimidos analgésicos com Dipirona e Orfenadrina que se tomado por muito tempo pode causar insuficiência renal,por isso é bom substituir mais os comprimidos por chás.

Dores causadas por infecção por vírus e bactérias: Um exemplo é a sinusite que deixa a pessoa com dor de cabeça, mas quando a pessoa é tratada da própria doença, a dor de cabeça tende a ir embora, considerando assim que foi por causa da doença que ficamos daquele jeito.

Dor de cabeça

Dicas para aliviar dor de cabeça

Chegar em casa, tomar um banho e vestir uma roupa confortável, procurando um quarto de meia luz e sem barulho por perto.
Beber água porque a desidratação também é causa da dor de cabeça. Você também pode comer frutas como a melancia ou beber água de coco.

Remédios caseiros para dor de cabeça

Chá de camomila: Feito com as flores da erva, pode ser comprada facilmente em farmácias e supermercados. É um chá que alivia e provoca relaxamento.

Chá de melissa-cidreira: Para relaxar, esse chá é melhor que o da camomila. O da camomila dá mais sono mas ambos curam dor de cabeça.

Café: Há quem defenda que o café dá dor de cabeça quando a pessoa é viciada em cafeína, e deixa de tomar. Mas também ele serve para aliviar a dor por causa da própria cafeína. Ela também vai ajudar a expandir os vasos e reduzir a pressão na cabeça, aliviando a dor.

Gengibre: Faça chá de gengibre para tomar morno, porque essa raiz é anti-inflamatória e anti-histamínica. Porém não confunda achando que a pimenta também pode. O gengibre arde um pouco sim, mas ele é diferente. A pimenta é mais quente, aumentando a dor de cabeça.

Eucalipto: Você pode fazer um chá de folhas de eucalipto para fazer inalação, ou usar o seu óleo essencial, principalmente se a dor for caudada por sinusite. Ele contém o cineol que age como anti-inflamatório e expectorante.

Valeriana: É uma erva conhecida por ser um tranquilizante natural, usada muito por quem quer curar insônia, e age direto no sistema nervoso central, principalmente o extrato do seu fruto. O ácido valeriânico e o borneol vão agir quando você consumir.

Tanaceto matricária: É uma erva muito utilizada também para dor de cabeça, mas ela é forte e se usada muitas vezes, pode ocorrer a abstinência também. Porém se usada da forma certa, ela tem um efeito vasodilatador, relaxante interno dos vasos sanguíneos, tanto que cura até dor de dente.

Fontes

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 14 de abril - 2015 às 13:38

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.