Alimentos bons para memória, raciocínio e desenvolvimento do cérebro

Todos nós devemos nos alimentar bem para nos mantermos com energia o dia inteiro e manter o nosso corpo de pé. Mas além de nos mantermos firmes, devemos também cuidar daquele órgão que sem o qual, não somos o que somos. O cérebro sozinho comanda todo o corpo através do sistema nervoso e se ele não estiver bem, todo o nosso corpo também não estará. Decidi fazer essa pesquisa sobre os melhores alimentos bons para memória e ervas medicinais para cuidarmos bem do nosso cérebro e mantê-lo em perfeito funcionamento para enfrentarmos o dia-a-dia.

alimentos bons para memória

Alimentos que ajudam no bom funcionamento do Cérebro

Cereais Integrais: Os cereais ajudam o bom funcionamento do cérebro porque são responsáveis por jogar na corrente sanguínea a glicose, que é necessária pra ele funcionar bem, com muita energia. Nós podemos encontrar ela em pães, cereais (barra de cereais), massa (como pizza e macarrão) e etc.

Ômega-3: Assim como cereais, o cérebro precisa também de gorduras do bem para funcionar bem, e os neurônios continuarem a crescer de forma saudável. Nós podemos encontrar o Ômega-3 não só em peixe/salmão e ovos, mas também em vegetais como os nozes, óleo de canola e linhaça.

Alimentos e ervas bons para memória

Maçã: Contém quercetina que protege o nosso cérebro contra a perda de memória.

Beterraba: Contém antocianina que também protege o cérebro contra a perda de memória.

Alecrim: O alecrim é uma erva bastante conhecida pela comunidade científica para a melhora da memória, não só seu chá, como também o seu cheiro (assim como a canela).

Ginkgo BilobaO ginkgo biloba é uma planta muito forte para a memória, tanto que em alguns países tem sua venda controlada, pois doses altas podem dar dor-de-cabeça, mas se usada com moderação ela pode ser uma ótima aliada na memória. Ela deixa o sangue mais fino, viscoso e melhora a circulação (por isso não pode ser administrada com Aspirina®).

Ginseng: É a raiz da Planta Ginseng panax. Ela é tônica para o organismo.

Tomate: Estudos indicam que o licopeno encontrado na tomate pode proteger o cérebro da demência a longo prazo. Ou seja, à medida que a pessoa envelhece comendo tomate, o cérebro se conserva não desenvolvendo demência e doença de Alzheimer.

Groselha: Uma fruta rica em vitamina C que aumenta a agilidade mental (Aqui no Brasil nós conhecemos a Acerola, o limão e a laranja como fonte de vitamina C).

Mel de Abelha: O cérebro, para funcionar bem precisa de glicose, e o mel é um excelente fonte disso. No exterior eles consomem muito o leite com mel para manter uma dieta voltada a melhoramento da memória e raciocínio.

Pronto, esses são os cuidados que devemos ter com o nosso cérebro para manter ele sempre bem, mas também não devemos nos esquecer do principal, que até sem ela a comida não é digerida melhor: A ÁGUA. Beba também muita água para manter o bom funcionamento do cérebro.

Fontes:
10 foods to boost your brainpower
6 Brain Foods To Help Improve Your Memory Power
5 Foods To Remember For Better Memory
5 Herbs to Boost Your Memory

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Ciências Biológicas - UFPB e cia.
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Última atualização: 10 de junho - 2014 às 4:14

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