Alimentos anti-inflamatórios naturais

Pessoal! Navegando na internet (mais precisamente no Facebook) eu vi esta imagem e resolvi estar compartilhando com vocês. O que vocês acham dos alimentos anti-inflamatórios naturais?

1 Azeite Extra-Virgem – Foi descoberto em estudo que ele contém uma substância química que atua da mesma forma que alguns medicamentos que ajudam a aliviar dor e melhorar inflamações. Ele também regula o colesterol, esses chamados compostos polifenólicos. Vale a pena comprar azeite extra-virgem para adicionar à saladas, ou até para fritar algo, ou colocar no arroz.

2 Mirtilos ou BlueBerry – Tem ação antioxidante e retarda o envelhecimento, entre outros benefícios. Mas o principal é que ele tem ação anti-inflamatória. Em estudos em ratos, foi descoberto que as antocianidinas presentes nos mirtilos ajudam a regular genes inflamatórios.

3 Gengibre – O gengibre é um ótimo e conhecido anti-inflamatório. Essa raiz (rizoma) pode ser usada para dor de dente, tendinite, inflamações na garganta e outras lesões inflamadas e são usadas principalmente em forma de chá fervendo o gengibre cortado em rodelas com água com limão. É usado adoçado com mel para ele ficar mais eficaz.

4 Linhaça – A linhaça, por ser anti-inflamatória, é usada contra cistite e bronquite. Ela é rica em ômega-3. Ela age como emoliente em mucosas.

5 Goiaba – O goiaba é rica em licopeno, aquela substância que as tornam vermelhas e agem como antioxidantes reduzindo o colesterol ruim LDL.

6 Soja – A soja é anti-inflamatória, mas deve ser evitado o excesso de óleo de soja, para obter a cura de algum ferimento mais rápido, e diminuir os efeitos desagradáveis de uma inflamação.

7 Tomate – Melhor consumir o tomate cosido para potencializar seus efeitos. Não só é anti-inflamatório, o tomate, mas também rico em vitamina C e B, minerais e licopeno. Segundo pesquisadores, da casca do tomate (ela purificada) que age como anti-inflamatório.

8 Curry – A pessoa compra ele como raiz ou em pó e serve para acrescentar à comida para deixá-la mais rica em nutrientes que fazem com que nosso organismo fique mais forte. Por ser tão forte como anti-inflamatória, basta consumir poucas vezes para se fazer efeito. Usa-se mais em arroz e risoto, até para dar sabor e cor com sua textura amarela.

9 Salmão – Existe uma escala passada em universidades que ensinam nutrição que varia de positivo para negativo e quanto maior for, mais anti-inflamatório, e quanto menor, mais inflamatório. O salmão se comparado com à batata frita oleosa, dá Salmão 901 e Batata-frita 176. (fonte: Rachel Franscischi Nutricionista).

10 Aveia – Serve para aplicar diretamente na pele pois suas micropartículas absorvem e removem as células mortas da pele ao mesmo tempo suavizam ela. Ela também tem ação no organismo para fortalecê-lo.

11 Chá verde – O chá é a segunda bebida mais consumida do mundo e ao mesmo tempo que sacia a sede, completando a quantidade necessária de água que precisamos por dia, faz muito bem. Quando se fala nos benefícios do chá verde, ele age mais para anti-inflamatório, fortalecendo o sistema imunológico e ainda contribui para emagrecer. Ele também evita o colesterol alto e ajuda a neutralizar os radicais livres.

12 Cenoura – Age como cicatrizante e anti-inflamatória. Pode ser usada como bochechos para aftas, e outros ferimentos da boca e gengiva. É mais usada como suco misturado com tomate para potencializar o efeito.

13 Cebola – Fonte de vitamina C, quercetina, isotiocianatos, flavonoides, a cebola ajuda a diminuir inflamação e redução dos sintomas associados a isso como dor, inchaço etc.

14 Alho – O alho é muito usado em casos de garganta inflamada e gripe severa. Muita gente usa seu chá ou maceração, esta última acredita-se que é mais aproveitado seus benefícios e consiste em deixar o dentes do alho cortado em rodelas do dia pro outro em água e beber a água ou utiliza-la. Combinado com limão e mel torna muito forte e benéfica para aumentar o sistema de defesa.

15 Batata-doce – É usada mais em dieta para emagrecer, mas contém muitos nutrientes que ajudam a fortalecer o organismo quando ele está fraco, com o sistema imunológico fraco suscetível à doenças.

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Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
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Última atualização: 3 de junho - 2014 às 14:58

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Um comentário

  1. Christian novembro 9, 2012

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Última atualização: 9 de novembro - 2012 às 12:49

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