8 Raízes de vegetais que mais fazem bem para a saúde

Alimentos que crescem debaixo da terra,as raízes comestíveis parece que puxam da terra tudo o que ela pode dar para concentrar nutrientes que nosso organismo precisa. Se você tem hábito de comer cenoura, batata, inhame etc. Saiba que seu corpo tem muito o que te agradecer.
Para não fazer um artigo imenso, porque são muitas as raízes que fazem bem para o organismo, vamos listar só algumas, as que são mais consumidas, e mais fazem bem.

raizes-saude

O Gengibre: O Gengibre é uma raiz perfeita da natureza. É a raiz da planta Zingiber officinale. São usadas pelos chineses desde os tempos de Jesus (Há mais de 2000 anos atrás). É benéfica para a saúde agindo no combate a várias doenças, incluindo Artrite, problemas cardíacos, náuseas, alívio de resfriados e enxaqueca.

A Cebola: Quando abrimos uma Cebola para usar em nossa alimentação, a tendência é que nós descasquemos ela retirando várias camadas. Isso é errado. É nessas camadas que estão a maior concentração dos flavonóides da cebolas, que proporcionam ao organismo ação anti-bacteriana. As cebolas também agem no combate a osteoporose, principalmente em mulheres mais velhas que têm ossos fracos. Ainda possuem propriedades anti-inflamatórias, fortalecimento das vias aéreas, contra candidíase bucal e esofágica.

O Alho: É possível encontrar livros inteiros sobre o Alho, de tão grande que é o seu uso medicinal. É preventivo de câncer, melhora o metabolismo, e é antiviral. O Alho também tem um conjunto de enxofre que protegem contra o estresse.

O Funcho: Mais conhecido como Erva-doce, é largamente usado pela indústria farmacêutica como purificador de boca, cremes dentais etc. Mas ele também é usado em alimentação. Erva-doce é eficaz no combate a anemia, aumentando as células vermelhas do sangue. Ela é pesada em ferro. Em distúrbios de constipação, intestino preso, indigestão, problemas respiratórios, a Erva-doce também é eficaz.

O Inhame: Inhames são fortes em vitamina B6 e Potássio. Existe mais de 200 variedades do Inhame no mundo todo e sua cor varia do amarelo ao roxo. O inhame possui substâncias químicas que agem similar ao progesterona (hormônio feminino), portanto pode ser alternativa de reposição hormonal para mulheres. A medicina ainda estuda isso, mas os chineses têm usado o inhame para estes fins há seculos.

A Cenoura: O alto teor de Beta-caroteno, presente na cenoura, quando consumido, é convertido em Vitamina A ,viaja pela retina e protege contra a degeneração macular que é a principal causa da cegueira. Estudos mostram que a cenoura também ajuda na saúde pulmonar.

O Rabanete: Rabanetes são ricos em vitamina C e ultimamente têm se estudado a sua utilidade na redução do colesterol, cura de distúrbios urinários, e aumento da oferta de oxigênio fresco na corrente sanguínea.

A Beterraba: Apesar do gosto não ser muito agradável, a beterraba promove um enorme benefício à saúde. São revestidos de nutrientes chamados Betalaínas que fornecem suporte para os antioxidantes do organismo. Coloque beterraba na sua refeição diária para desintoxicar seu organismo. Além de tudo, os estudos mostram que a beterraba ajuda na diminuição de células cancerígenas.

Baseado em: http://bit.ly/RbmAUH

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 22 de março - 2013 às 15:31

comments

Um comentário

  1. ana paula dos santos março 25, 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.