4 plantas medicinais para chá para problemas de fígado

O fígado é considerado a maior glândula do organismo. A grande maioria dos problemas de fígado são silenciosos, mas quando há sintomas, costumam começar com barriga inchada, dor na parte direita do abdômen e icterícia (cor da pele e olhos amarelados). Mas também tem diversos outros que são menos comuns como fadiga e cansaço físico e mental, ascite (barriga d’água – por isso o inchaço da barriga ocorre), sangramento digestivo, entre outros.

Quem não pratica exercícios físicos regularmente pode estar com o organismo suscetível ao acúmulo de gordura no fígado. Acontece muito em pessoas obesas que ficam paradas por muito tempo (são sedentárias) sem se exercitar.

A primeira coisa que se deve fazer ao sentir os principais sintomas é procurar um médico para obter o diagnóstico o quanto antes para tratar a tempo e que o mal não se agrave e para saber o que comer quando se está com algum problema no fígado.

Abaixo listo 4 plantas medicinais que podem ser usadas para tratar de problemas no fígado (clique no título de cada uma para ir à página destino para obter mais informações sobre cada uma).

problemas de fígado

Fígado

Cardo Mariano

cardo mariano horto medicinal hu ufsc

Cardo mariano

É uma planta medicinal conhecida pelas suas ranhuras brancas nas suas folhas, onde dizia-se que essas nervuras passou a existir por causa de Maria que amamentava Jesus e o leite caiu em cima (crença antiga).Por isso o nome Cardo-mariano

É uma planta muito usada para tratar de doenças do fígado e da vesícula. Ela protege o fígado, serve para fortalecê-lo e evitar doenças relacionadas a ele. Os componentes que atuam no fígado, são as flavolignanas. Também serve para pedras na vesícula.

Alcachofra

cynara cardunculos subespecie scolymus alcachofra

Alcachofra

Pode usar as flores, as folhas e a raiz. Suas flores também são usadas,mas só a parte interna, na gastronomia. Se consumida regularmente ela protege e restaura o fígado e combate infecções nele. Também aumenta a secreção de bile pelo fígado estimulando seu fluxo. Pode tomar o suco, o chá e as cápsulas compradas em farmácias de fitoterapia e pela internet.

Cúrcuma

curcuma po raiz

Cúrcuma

É o pó do rizoma (caule subterrâneo) da planta Curcuma longa. É usada para fazer um tipo de tempero chamado Curry, e é eficaz para combate e prevenção do câncer. A curcumina é um pigmento amarelo que tem as propriedades medicinais. Age como colerética no organismo (aumenta a secreção de bile) e colagoga (estimula o fluxo da bile). Além de tudo, desintoxica prevenindo problemas de fígado.

Goji

goji problemas de fígado

Goji

Dessa planta só utilizamos o fruto para fins medicinais. É uma planta tônica para o fígado. Não se pode usar em casos de gravidez. Ela é rica em aminoácidos.

Chá para o fígado

goji desidratado para o fígado alcachofra para o fígado

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 10 de junho - 2014 às 4:15

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Um comentário

  1. Ilda Paiva outubro 14, 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.