Como fazer manteiga com ervas e especiarias

Ao fazer a manteiga, guarde na geladeira. Elas duram até uma semana resfriadas, mas se congelar pode durar mais. Pode guardar na embalagem, como vamos mostrar ou até pode colocar em potes de margarinas reaproveitadas, você que escolhe.

Fotografia: Charles Haynes

Fotografia: Charles Haynes

Abaixo, as ervas e especiarias que você pode usar para fazer sua manteiga, mas lembre-se, se for usar muitas, considere colocar um pouco de cada, pouca quantidade mesmo, para não ficarem com gosto enjoado demais.

Use ervas como alfazemaalhoalecrimcidrãoestragãotomilhomanjericãoendro e especiarias como chiligrãos de pimentaerva-docesemente de coentro e semente de mostarda.

Para te guiar, vamos escolher para você as melhores para deixar sua manteiga boa, escolha algumas entre cominho-moído, pimenta-preta, cardomomo, páprica, pimenta-da-jamaica ou pimenta-caiena entre as especiarias. Lembre-se novamente, se for misturar com outras ervas, diminua a quantidade de cada especiaria e erva.

1. Coloque 200 gramas de manteiga amolecida numa panela ou tigela de microondas, 2 colheres de sopa de suco de limão, 4 colheres de sopa de erva picada e mexa, ou misture esses ingredientes num liquidificador ou processador de alimentos.

Fotografia: Adam Engelhart

Fotografia: Adam Engelhart

2. Pegue um plastico filme e estique na mesa limpa e coloque a mistura no centro dela. Embrulhe e enrole com outra folha para que ela não se parta.

3. Vá enrolando com cuidado para que ela fique como um salame, mas cuidado para que o plástico não entre na manteiga. Torça as pontas do plástico para fechar (igual a um bombom). Embrulhe mais uma vez, dessa vez com uma folha de alumínio e guarde na geladeira.

Se quiser usar logo, deixa na parte de baixo da geladeira para não congelar. Caso queria guardar para usar depois, guarde na parte de cima, no congelador.

O resultado vai ser uma manteiga com gosto de ervas e com pontinhos verdes.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 4 de abril - 2013 às 18:47

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.