Tratamento caseiro para calos

Existe pomadas apropriadas que você pode comprar nas farmácias, que agem como calicidas (elimina os calos). Elas contém em sua composição substâncias químicas que agem como um ácido que quando aplicado em cima do calo, faz com que ele fique mole até que chegue ao ponto que a pessoa possa remover ele com facilidade. Apos usar essa pomada, é bom ficar sempre mergulhando o pé em água morna para que o calo fique mole logo.

É só chegar na farmácia perguntando sobre um medicamento que não precise de receita médica para que seja aplicado na pele dura com calo, que faça ela amolecer.

Se quiser, se você sofrer demais com isso, pode visitar um podólogo, um profissional que cuida especificamente dos pés e seus problemas. Mesmo se o calo em você for em outra parte do corpo que não seja os pés, você pode visitá-lo para saber mais sobre como se livrar de calos com facilidade, pois eles estão acostumados a tratar isso.

Depois de tratado é bom você comprar hidratante de pele apropriado para calos e rachaduras nos pés para passar na pele regularmente para evitar que apareça futuramente.

mulher com calos nos pés

Mulher com calo

Há também aqueles calos que não são peles secas uma acimada outras, mas sim quando a pele se rompe e fica na carne-viva. Isso se deve ao fato de que as pessoas usam, por exemplo, um calçado apertado demais e a pele fica em contato com o calçado na parte que está apertada demais, friccionando e mexendo e a pele se rompe em ferida.

Acontece não só quando estamos usando o calçado apertado que fica friccionando contra a pele quando estamos andando com ele, mas também na hora de colocá-los no pé. O ideal é que você use uma calçadeira, que é um objeto de plástico ou de inox, que a pessoa posiciona no calcanhar e na parte de trás do sapato para que o pé desça suavemente sem ferir. Esse objeto é usado muito em lojas de calçados, para que primeiramente não danifique o pé do cliente, mas também não danifique o calçado que está à venda, na hora de calçar.

Atenção! Mesmo se estiver usando a pomada com substâncias ácidas que faz com que o calo amoleça, não é bom que corte-os pois você pode cortar demais e atingir a carne que geralmente fica um pouco acima do nível normal de carne debaixo da pele ao redor. Principalmente se você tiver diabetes não corte o calo pois pode ser difícil de conter o sangramento ou fazer ele ficar sarar.

Lixar os pés com lixa apropriada ou aquela pedra porosa que vende em supermercado também é bom para tratar o calo e a pele rachada, mas cuidado. Antes de lixar, é bom que você mergulhe os pés dentro de uma bacia com água morna para fazê-lo amolecer. Cuidado para não lixar muito e atingir a carne-viva.

Outra dica é você usar luvas apropriadas para quem trabalha manuseando equipamentos pesados. Acontece muito em pedreiros que não usam luvas que trabalham com serviço braçal como manusear um carro de mão, de tanto a pele da mão entrar em atrito nos punhos do carro de mão, que está carregando algo pesado em cima dele.

Aqui (Receitas caseiras para calos) você pode conferir algumas receitas de remédios caseiros que são eficazes contra calo seco e rachaduras, tanto nos pés quanto em outras partes do corpo.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 14 de janeiro - 2014 às 15:05

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.