Receitas caseiras pra matar mosquito da dengue

Livro Guia de Plantas Medicinais

Casos de dengue ultimamente vem crescendo no Brasil. Se a dengue pegar uma pessoa imuno-deprimida (com deficiência no sistema de defesa do corpo como pacientes com AIDS ou Câncer, ou até quem não se alimenta direito) pode causar até a morte e nós devemos nos precaver de ela atingir até pessoas saudáveis, que derruba mesmo. Para combater esse mal, imprescindível é não deixar água limpa parada ou deixar “brechas” para que isso aconteça como deixar pneus em locais abertos onde a chuva junte água, fundo de vasos de planta acumular água, enfim, não deixar acumular água para não deixar lugar propício para o desenvolvimento do mosquito transmissor Aedes Aegypti, bem como outros que transmitem outras viroses como o Chikungunya e mais recentemente o Zica.

mosquito-aedes-aegypti

Existe lugares na casa que é inevitável que não deixemos água parada, como em caixas de água que junta água da chuva para usar em descargas de banheiros, ou até água potável, que vez ou outra fica aberta e podemos usar algumas receitas caseiras para coibir o crescimento de mosquitos.

dengue-prevencao-prefeitura

Há um tipo de alecrim chamado Alecrim Pimenta que podemos usar para afastar os mosquitos da água e do ambiente. Ela é uma planta medicinal e além de afastar os mosquitos da água, ainda vai fazer bem ao seu organismo se você usar a água. Aqui na página do Alecrim Pimenta você pode consultar todas as informações medicinais sobre ela.

Além de matar mosquitos ela também mata outras pragas, é só fazer um chá usando as folhas e flores bem forte e jogar em becos ou onde o caramujo transmissor da esquistossomose se prolifera (geralmente em lugares úmidos).

A ação no mosquito se dá pelo seu óleo essencial que é um larvicida natural, mata quando ele ainda está se desenvolvendo. Os compostos dos óleos inibe a passagem do impulso nervoso na membrana das larvas, levando a larva ao coma por causa do efeito anestésico e depois à morte. Podemos comprar as cápsulas na farmácia já apropriada para isso mas é difícil encontrar. Podemos também usar algumas folhas no tanque. Sabe-se que o que mata a larva é o óleo essencial! Use por sua conta e risco.

Alternativas para afastar o mosquito da dengue do ambiente

borrifador-generico

Outra dica, para espantar o mosquito de ambientes, é a mistura de óleo essencial de laranja, cravo e citronela. Já que o Alecrim Pimenta é difícil de encontrar, podemos usar isso para borrifar no ambiente. Coloque 5 gotas de cada em 100 ml de álcool e coloque em um borrifador comprado em lojas de miudezas ou em perfumaria. Borrife no ambiente que deixa ele cheiroso e também longe dos mosquitos sem causar danos aos seus pulmões por não levar produtos químicos na composição como outros produtos sintéticos industrializados.

Livro Guia de Plantas Medicinais

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 14 de maio - 2015 às 5:05

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

Tags:

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.