Rachaduras no bico da mama – remédio caseiro para melhorar

Várias condições podem fazer com que apareçam as rachaduras no bico da mama nas mulheres, e aparecem mais em mães que estão em período de amamentação de seus filhos e é um sinal de que ele não está encaixando sua boquinha direito na mama, mas pode ser causado também pelo clima, pela falta de hidratação local, pelo ar quente e úmido onde você está, resíduos químicos na roupa como sabão em pó ou perfume, tipo de tecido da roupa (algodão é o melhor), pomadas, hidratante corporal, etc. Não pode colocar absolutamente nenhum produto químico no local. Principalmente quando está amamentando, a mãe não deve deixar que se pegue nada nessa área, basta quando for tomar banho lavar somente com água, sem passar nenhum tipo de produto ou simplesmente passar o leito materno ali.

Outra coisa que faz com que apareça ou piore isso é o não uso de sutiã fazendo com que o bico do seio fique entrando em atrito à vestimenta, é bom que não aconteça isso para não irritar ainda mais o local.

Mãe tomando sol pela manhã

Mãe tomando sol pela manhã

Veja aqui algumas receitas caseiras e práticas que ajudam a acabar com esse desconforto que é a rachadura nos mamilos

Receita #1: Tome banho de sol com os seios de fora para que o sol pegue nele, durante 15 minutos (claro cuidando que o local não seja publico).

Receita #2: Passar o próprio leite do peito uma vez por dia, principalmente de manhã, depois de tomar banho para enfrentar o dia. Ele tem propriedades cicatrizantes e hidratantes

Receita #3: Faça um chá com sementes de erva-doce usando uma colher de sopa em uma xícara de água, deixe ferver bem até que os óleos voláteis da erva passem para a água e ela fique escura. Espere esfriar e coloque na gaze, aplique sobre o local uma vez por dia.

Receita #4: Em um litro de água, coloque duas colheres de ervas de alfavaca, ferva por 5 minutos, coloque numa gaze e aplique sobre a mama, semelhante a anterior. (Ps. tem que ser com gaze para não infeccionar o local com pano sujo de poeira ou com bactérias que são invisíveis a olho nu).

Outros cuidados para melhorar as fissuras na mama

Gaze no bico dos seios

Casca de mamão verde para passar no local pode ser boa por causa de sua ação cicatrizante, porém não temos evidências de que funciona, pois não testamos ou não conhecemos ninguém que testou essa receita alternativa. A manteiga de cacau também é muito conhecida popularmente, ela pura, que ajuda a hidratar o bico da mama quando passado. Lembre-se de que a melhor receita para você fazer é passar o próprio leite materno no bico da mama várias vezes ao dia, mas principalmente de manhã antes de enfrentar o dia, é a mais segura. Alguns médicos indicam tomar primeiro o banho de sol no seio antes de passar o leite materno. As outras, quando usa-se sem cuidado, pode fazer com que prolifere mais bactérias e piore, pois o povo colocam e se esquecem de tirar os resíduos depois. A que coloca e pode deixar é somente a do leite materno, porque é natural do corpo da mulher.

public

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 7 de julho - 2014 às 23:51

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.