Pedras nos rins – Cálculo renal – Tratamento caseiro

Livro Guia de Plantas Medicinais

As pedras nos rins ou cálculos renais, são pedras que aparecem na urina. Também chamadas de cristais, que são formadas por diversos tipos de sais minerais. Quando se está com uma crise de pedra nos rins, muita gente acha que deve beber muita água para que a pressão da urina faça com que as pedras saiam, mas isso não é bom pois pode fazer com que a dor piore. Agora para se evitar as pedras nos rins a longo prazo, uma pessoa tem que beber muita água todos os dias para manter o sistema urinário “limpo” e evitar que esses sais minerais (oxalato, cálcio, etc.) se cristalizem.

Veja outras receitas caseiras para pedra nos rins

É um mal que atinge 3 vezes mais homens do que mulheres. Algumas pessoas podem ter 2 ou até 3 vezes seguidas o problema, mesmo depois do tratamento. Os maus hábitos de vida e a idade também ajudam no aparecimento.

A dor começa nas costas e irradia para o abdômen, podendo até ser confundida com uma crise no estômago. Muita gente sente a dor primeiro na parte da frente do corpo, no abdômen e acha que são dores estomacais, e quando chegam no médico e explicam, o médico logo diz que aquela região da dor é nos rins e passa exame para detectar o problema, por isso que não é bom se auto-medicar pois você pode estar tomando um medicamento para uma doença que na verdade serve para outra.

O Doutor Oscar Pavão, Nefrologista do Hospital Albert Einstein fez um infográfico mostrando como acontece.

pedra-nos-rins

 

pedra-nos-rins-infografico

Caso queira ver o artigo completo no site do Hospital, Conheça também os principais tratamento da doença, que acomete 15% da população

Conselhos e tratamentos para quem está com pedras nos rins.

– Primeiro de tudo, evite refeições com muito sal ou café da manhã com muita açúcar, isso a longo prazo pode piorar a situação. Evite também feijão e comidas pesadas.

– Procure acrescentar na sua dieta o limão, seja em suco ou misturados em saladas.

– Compre azeite da melhor qualidade e tome 1 colher por dia em jejum, agora tem que ser daqueles de melhor qualidade, que geralmente são caros.

(Só um adendo: Quando for escolher azeite, olhe a taxa, tem que ser inferior a 1%, que são os azeites Extravirgens. Você encontra essa informação no rótulo.)

– Substitua refeições, algumas vezes na semana, por melancia que é uma fruta que possui muita água.

– Beba muita água, cerca de 2 a 3 litros por dia para evitar o aparecimento das pedras, mas se você estiver na crise, é aconselhável não beber muita água, somente a quantidade certa. (Se for possível, colocar 1 banda de limão no copo d’água quando for beber).

– Faça hidroterapia e banho de vapor pelo menos 2 vezes na semana quando estiver sentindo dores.

– Banhos de assento quente/sauna é bom para o tratamento.

– Faça um suco de abacaxi com casca (este bem lavado com uma escova) e tome sem açúcar.

Escolha uma ou duas plantas a seguir e faça um chá:

– Folha-de-abacateiro

– Cana-do-brejo

– Quebra-pedra

– Cabelo-de-milho

– Cavalinha

– Chapéu-de-couro

Livro Guia de Plantas Medicinais

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 10 de outubro - 2013 às 12:31

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.