Como fazer consomê de carne e indiano – receita tradicional

Consomê ou Consomé é um prato servido em festas onde se aproveita o caldo da carne para ser clarificado, adicionado claras de ovo batidas, onde se poder o tomar ralo morno ou frio como gelatina. Quando adicionado a clara de ovo batida e levanta-se fervura, ela sobe com as “impurezas” que são os pedaços minúsculos de verduras ou tempero, pode ser tirado coando com um pano para o caldo ficar limpo. O nome “Consomê” vem da culinária francesa, que significa algo como “caldo reduzido pelo cozimento“. Pode ser feito com caldo de vários tipos de carnes como frango, aves, mas aqui vamos usar a carne do açougue de boi mesmo.

Vá no açougueiro mais próximo e peça pedaços de carne com tutano para dar mais sabor à comida. No final podemos aproveitar o Consomê de carne para fazer um Consomê Indiano que é mais apimentado e pode ser servido com certos tipos de pães.

consome-carne

Consomê de carne – Ingredientes

O consomê de carne é simples de fazer e é chamado de consomê transparente.

Pode dar até 8 porções, com a quantidade de ingredientes que faremos aqui.

Como fazer o consomê de carne?

  1. Coloque o caldo de carne em uma panela grande e a carne com cebolas, cenoura junto pra esquentar em fogo alto. Ao ferver, baixe o fogo e deixe por 1 hora e meia a 2 horas (ate ele descer). Coloque alguns tomates para dourar.
  1. Separe o caldo da carne e legumes. Pode usar elas em outro prato, mas aproveite o caldo. Coloque só o caldo na panela. Quando ferver, misture as claras de ovo batidas em fogo alto ate ferver. Quando ferver, baixe e cozinhe por 20-30 minutos. A clara vai subir a superfície.
  1. Retire e deixe amornar. Coe o caldo em uma peneira. Esquente e adicione o tempero a gosto. Sirva em tigelinhas com duas asas.

O Consomê indiano (pode-se fazer usando o caldo anterior)

É um prato britânico com influências indianas, um pouco picante, é acompanhado com um tipo de pão, Pão Pitta ou Sírio. Com a quantidade de ingredientes, rende 6 porções

Ingredientes para fazer a continuação do consome indiano (picante)

  • 600 ml do consomê de carne anterior
  • 3 bagas de cardomomo
  • 2 pimentas vermelhas secas pequenas
  • 150 ml de creme de leite fresco batido
  • 1 colher de curry em pó

Como continuar o consome indiano a partir do consome de carne

  1. Coloque o consomê numa panela grande e aqueça, misturando as pimentas e o cardomomo e mexendo. Ao levantar fervura, tire do fogo, tampe e deixe 10 minutos.
  1. Coe e sirva em tigelinhas específicas de sopa. Deixe espaço para um pouco de creme de leite por cima. O curry é aplicado em cima também.

Para acompanhar as pessoas fazem bolinhos de vegetais fritos com pimenta. Após feito, pode colocar também azeite extra-virgem para beneficiar mais a saúde.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 29 de agosto - 2015 às 3:39

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.