Clareamento dental caseiro – 10 receitas caseiras seguras

As causas do amarelamento dos dentes são muitas. Entre elas estão o uso de cigarros e drogas, toma de café e chá em excesso, e até antibióticos podem fazer encardir os dentes, mas as manchas nos dentes podem vir também por causa da idade mesmo. Mesmo se não faz essas coisas em excesso, ainda o vilão do amarelamento pode aparecer. Aqui aprenderemos algumas técnicas para tirar o encardido dos dentes e fazer um clareamento dental caseiro para mantê-los limpos e brancos como de uma criança. Mas primeiramente atentemos a alguns detalhes.

Com o tempo, nossos dentes vão perdendo o esmalte e eles vão ficando sem a pele que o cobre e vai ficando transparente terminando por dar espaço para nós vermos a cor de dentro, por isso o encardido. Mas além disso pode também ser coloridos por causa das coisas que bebemos ou comemos no dia-a-dia, como vinho, café, chá, suco, que são os mais culpados.

Os consultórios dentários hoje em dia tem o serviço de branqueamento de dentes e o preço chega a ser bem acessível, mas se a pessoa não gosta muito de sair de casa ou de gastar dinheiro, pode ir à farmácia e comprar um kit. Existe kits de clareamento dental que são bem baratos e eficazes. A pessoa pode também fazer algumas receitas caseiras para clareamento dental caseiro, esta última é a opção que as pessoas mais escolhem pela comodidade e por funcionar mesmo, mas só funciona a longo prazo. Existe diversas receitas que podem fazer com que o dentes clareiem. Vejamos algumas:

Nota: Existe muita gente que indica a água oxigenada para clareamento dental caseiro, mas isso não é bom. O Dentista Joel Mauri dos Santos explica que o uso da água oxigenada (que contém uma substância chamada peróxido de hidrogênio) pode trazer sérios problema à saúde, pois ao usá-lo na boca, pode acontecer de a pessoa engolir a água involuntariamente e ela entrar em reação queimando a gengiva e partes frágeis da boca. Nossos dentes são ossos e na boca eles desenvolvem uma camada em cima dele que é chamada de esmalte. Os dentes precisam desse esmalte para serem saudáveis. Ao usar produtos químicos indevidamente, ele pode reagir na boca com alguma substância que esteja na saliva ou a própria saliva que é ácida, trazer efeitos indesejados. Se por exemplo, for diluído, pode ocorrer uma discrepância de concentração e mudança de PH e trazer problemas de irritação para a pessoa que usou. Em vez de usar isso, se não quiser fazer receitas caseiras, a pessoa tem que comprar o produto que foi especialmente feito para isso, como o gel clareador que é aplicado em casa e é mais seguro. Mas vejamos as receitas:

clareamento dental antes depois

Clareamento dental

  • Clareamento 1: Cortar morango pela metade, esfregar nos dentes e manter o sumo neles por alguns minutos para depois lavar com água. Ele contem um ácido málico que ajuda a deixar os dentes brancos. Se não gostar de fazer isso, compre aquelas pastas de dentes infantis de morango e use. O resultado aparece com um tempo se você fizer isso regularmente.
  • Clareamento 2: Cascas de banana contém potássio, manganês e magnésio que ajuda a clarear os dentes mais rápido. Quando você comer banana, pegue a casca e esfregue nos dentes a parte interna e deixe por alguns minutos. Após, escove os dentes usando uma pasta normal. Faça isso 3 vezes por semana.
  • Clareamento 3: Limão clareia, mas é necessário cuidado pois ele é muito forte e pode deixar o seu dente muito sensível. Esfregar a casca de limão também funciona, mas é melhor a pessoa pegar um suco forte, e quando estiver tomando, pegar um gole e deixar na boca fazendo como um gargarejo para o suco atingir todos os dentes e depois cuspir fora. Mas não se deve fazer isso demais pois a acidez pode acabar com o esmalte dos dentes.
  • Clareamento 4: Bicarbonato de sódio é um neutralizador ácido que elimina as manchas dos dentes. Em vez de usar a água oxigenada, ele é a melhor alternativa. Usando uma escova de dentes, molhe ela com o bicarbonato de sódio misturado com água e coloque uma pitada pequena de sal em cima. Escove os dentes com isso e depois enxague bem com água para que saia todo da boca. A pessoa também pode polvilhar o bicarbonato de sódio em cima da pasta de dente comum, mas usar o bicarbonato de sódio todos os dias não pode, só 2 vezes por semana é ideal.
  • Clareamento 5: Em um prato pequeno, colocar algumas folhas de louro e algumas cascas de laranja na mesma proporção, essas mesmas estando desidratadas. Colocar um pouco de água morna por cima e ficar mexendo para os óleos voláteis passarem para a água. Aplique essa água quando estiver fria em cima dos dentes. Enxaguar depois de alguns minutos.
  • Clareamento 6: Use vinagre de maçã com azeite extra-virgem como na receita anterior. É só despejar duas quantidade dos produtos e misturar e esfregar nos dentes. Não use a escova para isto pois como o vinagre é acido, pode ocorrer de arranhar os dentes e deixar uma sensação ruim. É bom apenas aplicar em cima, deixar por alguns minutos e depois tirar com água.
  • Clareamento 7: Colher algumas folhas de goiabeiras, elas estando ainda novas para aproveitar a clorofila aplicando nos dentes. Mastigue algumas fazendo-as encostar nos dentes que querer que fique branco, ou simplesmente esfregue em cima. Faça duas vezes por semana.
  • Clareamento 8: Utilize carvão mineral para esclarecer os dentes. Escolha uma pedra de carvão que seja bem macia, daquelas que estejam bem queimadas e lave bem. Corte em um pedaço pequeno e comece a esfregar sobre os dentes que quer que fique branco. Os poros do carvão vão ajudar a limpar os seus dentes agindo como se fosse uma pedra porosa, aquelas pedras que passamos na pele dura para limpar e amolecer. Após isso, escove duas vezes para tirar todo o preto do carvão.
  • Clareamento 9: Comer maçã pode ajudar a clarear os dentes. Mas isso é um resultado a longo prazo. A maçã tem textura que ajuda a limpar os dentes.
  • Clareamento 10: Desidratar folhas de salva ou de louro no forno microondas, mas não muito, para que elas não percam suas propriedades e não sirvam mais para nada. Após isso, fazer picadinho e colocar na pasta de dente para escovar os dentes.
Máquina Clareamento Dental Caseiro

Laser – Clareamento dental

Mas se você quer resultado imediato,o melhor a se fazer é procurar um dentista e fazer um clareamento dental diretamente no consultório. Lá eles aplicam diretamente o produto sobre os dentes, e depois colocam um laser em cima para o produto fazer efeito. O efeito é muito rápido mas o tratamento pode ser caro por isso. Na primeira vez que a pessoa faz ele fica bem branco mesmo, e o resultado é satisfatório. A durabilidade da brancura vai depender do que a pessoa como ou bebe, e pode durar alguns meses ou até uma ano do mesmo jeito do dia que a pessoa fez o procedimento.

No vídeo uma demonstração de clareamento dental. Ele começa limpando o espaço entre os dentes e depois começa a polir. Assim passa o gel nos lábios para colocar o equipamento isolador e aplica um gel azul na parte de cima dos dentes para que o gel que esclarece não pegue na gengiva. Passa o laser e depois o secador. Assim começa a pincelar os dentes com uma substância aquosa e por fim deixa o laser por 45 minutos nos dentes para agir.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 2 de janeiro - 2014 às 18:15

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

4 Comentários

  1. JOELSON BERTOLDO NASCIMENTO dezembro 19, 2013
    • Anônimo dezembro 8, 2015
      • Anônimo janeiro 18, 2016
    • Anônimo novembro 3, 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.