Árvore Flamboyant – Um ótimo sombreiro florido

Delonix regia ou Poinciana regia, a planta mais conhecida como Árvore Flamboyant, é uma árvore nativa de Madagascar, um país-ilha que fica perto da costa de Moçambique, na África do sul, e à esquerda da Austrália, no mapa, mas também é cultivada em vários países tropicais e subtropicais do mundo. É uma planta muito cultivada para fins ornamentais, para enfeite por causa da beleza das suas flores (com pétalas de tamanho aproximado de 8 cm) e que em determinada estação, enche o pé, podendo ser notada de longe pelas cores laranja-avermelhado ou amarela das flores.

Árvore Flamboyant de longe

Árvore Flamboyant de longe – Foto por Tod Baker

A árvore é plantada em muitos lugares do mundo, como Buenos Aires na Argentina e Flórida (Miami) nos EUA (que são países de clima úmido e que acontece neve mas também tem sol em parte do ano). Mas não é só pra fins de beleza que ela é plantada, também são plantadas em países de clima tropical para aproveitar a densidade das suas folhas (de aparência de uma pena cada uma) que servem como um ótimo sombreiro. A Flórida tem uma grande visibilidade dessas plantas pelas cidades, e que até festa anual sobre ela tem, para comemoração de seu florescimento que deixa os lugares bem bonitos.

Arvore Flamboyant no mapa

Arvore Flamboyant no mapa

As flores quando polinizadas, dão uma vagem de cor marrom bem grande que pode chegar até 60 cm de comprimento e 6 cm de largura. Essas vagens quando bate o vento, fazem um barulho semelhante a um chocalho.

A Árvore Flamboyant pode chegar até 15 metros de altura, quando não muito desenvolvida chega a 9 metros, e de largura a planta pode ter mais do que 15 metros (por isso, além da densidade das folhas, é que elas são usadas como sombreiro). Muita gente fica em dúvida se planta ela ou não porque, quando se planta, ela demora a dar as flores (que geralmente brotam na primavera) pode demorar cerca de 10 anos para começar a floração, mas quando dá é muito bonito e pode valer a empreitada.

Flor Laranja

Flor Laranja – Foto Iqbal Osman

Quando se planta ela em locais onde tem muita seca, ela pode chegar a perder folhas durante o ano, mas em boas condições, condições mais amenas ela é considerada uma planta perene.

As suas raízes são muito agressivas ao ambiente em que vive, crescem bastante e caso a pessoa queira que ela cresça muito, tem que ter espaço para plantar para as raízes crescerem, e também não se pode plantar perto de edificações frágeis, sob risco de danificar o alicerce dessas casas. Por causa disso, ela é muito utilizada em encostas onde se está desmoronando, áreas de preservação ambiental que está ameaçada pela erosão, justo para suas raízes crescerem e segurar a terra. Ela também pode ser plantada em locais com terra pouco salgada, perto do mar ela pega bem, mas não tão perto, só nos arredores.

Flor Amarela

Flor Amarela – Foto Peter Goltra

O melhor a se fazer com as sementes na hora de cultivar é lavar elas com vinagre, raspar um pouco a extremidade para facilitar a entrada de umidade, deixar de molho em água por cerca de dois dias (trocando a água em temperatura ambiente de 8 em 8 horas), e depois fertilizar (plantar) em húmus para fazer as mudas. Demora para fertilizar então é necessário um pouco de paciência na hora que tiver plantando.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 6 de abril - 2014 às 17:17

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.