Cana-do-brejo desinfecta vias urinárias e cura pedra nos rins

A Cana do brejo é conhecida também como Cana de macaco, Canarana, Heparena, Caatinga, Pacova, uma planta medicinal de nome científico Costus spicatus, nome farmacêutico Folium et Caulis Costus da família Costaceae (Zingiberaceae), é uma planta de onde se utiliza a folha, caule e raiz, que tem um gosto adstringente não-picante. É nativa da América central ao Brasil. Os índios desses lugares já usavam como fonte de água para refrescar pois ela tem essa característica de guardar água, mas também para curar doenças. Há duas espécies a Costus spicatus e a Costus scaber, elas costumam ser confundidas frequentemente pelos usuários, mas sem problemas pois até o SUS se interessa pelas duas espécies para estufar para uso na população. É uma planta da mesma família do gengibre e colônia, ou seja, tem as folhas longas e costuma ter um rizoma caule subterrâneo bem desenvolvido.

Os usos são mais relatados pela população, tem poucos estudos científicos. Usa-se as folhas frescas untadas a sebo para aplicar na pele e servir como emoliente para a pele ou até mesmo contusões. É analgésica, antiedematogênica, antiespasmódica, antinociceptiva, anti-inflamatória, imunomoduladora, anti-inflamatorio, diurética (estimula a liberação de água pelo organismo) e antisséptica (mata bactérias, esteriliza) do sistema urinário, serve para extirpar pedra nos rins e também curar gonorreia e sífilis, bem como cistite. Além desses usos, ainda purifica o sangue. É emenagogoa e diaforética. Usa-se na pele também contra leucorreia e úlceras na pele.

Os principais compostos que podem ser encontrados na planta: Flavonoides, compostos fenolicos, saponinas (em toda família), polissacarídeos, mucilagem, taninos, heterosídeos cianogênicos, alcaloides (principalmente nas folhas, caule e rizoma).

Fazer uma decocção cozinhando 1 colher das folhas picadas em 1 xícara de água (175 ml), tampar, deixar descansar por 10 min e coar para tomar duas xícaras dessas por dia de manhã e à noite.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 1 de dezembro - 2017 às 5:37

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.