Bacupari, a fruta brasileira que combate o câncer

Recentemente passou no Globo Repórter uma reportagem de uma fruta daqui do Brasil chamada Bacupari (Garcinia brasiliensis e Garcinia gardneriana) falando sobre os poderes medicinais delas e eu não pude deixar de pesquisar. No caso, eles falaram que a fruta, se comparado as Blueberries, uma fruta americana que é muito pesquisada pelos pesquisadores de lá que tem uma alta quantidade de antioxidantes (que ajudam o organismo a combater ou evitar o câncer), o Bacupari tem 3 vezes mais, semelhante também ao  Goji Berry. O estudo brasileiro já mostrou uma eficácia do Bacupari para câncer de próstata, câncer de mama, tumores em geral e infecção no trato urinário, entre outros. Já as folhas são usadas para tratar doenças na pele, principalmente para tirar manchas. Os pesquisadores ainda falaram (ou deu a entender que falaram isso) que as frutas que vem do exterior como manga, melancia, coco, são mais usadas pois tem mais estudos sobre elas comprovando seus benefícios, mas nós brasileiros podemos estar subestimando as frutas daqui pois elas podem ser muito mais valiosas para a nossa saúde, e não são muito pesquisadas.

Bacupari no Globo Repórter

Bacupari no Globo Repórter – Foto: Reprodução

A planta Bacupari se dá mais no sul do Brasil, e é uma árvore de pequeno/médio porte, podendo ser utilizadas em pomares caseiros. Essa árvore é uma fonte de alimentos da população local que usam para fazer doces, sucos, comer pura (podendo comer até com a casca). Aqui no Brasil, ela frutifica de dezembro a abril. Frutos bem doces e ótimos para fazer sucos.
Só que devemos prestar atenção nas variedades pois a gardneriana é uma variedade da brasiliensis e a brasiliensis é mais consumida mas as duas são de muita importância. Até o formato dos frutos diferem uma da outra, sendo a garnderiana com formato oval, e a brasiliensis com formato mais arredondado, e as duas da mesma cor (amarelo vivo). Para reconhecer a planta de longe basta atentar para suas folhas que parecem com as folhas do pé de oliveira, sendo que elas são mais escuras.
Para plantar adquira uma semente pela internet ou aproveite as sementes colocando para secar aquelas maiores do fruto. Ela se dá muito bem em qualquer parte do Brasil, e gosta de solo argiloso e úmido, visto que na natureza, é mais encontrada em terrenos perto de rios, área pouco alagadas, e também é resistente a períodos frios (como no Rio Grande do sul). Plante em terreno com PH entre 4,0 a 7,0 para que ela dê frutos mais doces.

Bacupari Márcio Verdi

Imagem de Marcio Verdi da FloraRS da UFRGS (clique na imagem para visitar e aqui pra ver mais fotos do Bacupari)

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 13 de março - 2014 às 4:45

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

3 Comentários

  1. José Queiroz Leite novembro 21, 2015
    • miriam lisboa novembro 19, 2016
    • miriam lisboa novembro 19, 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.